CONHEÇA O CURSO

Conheça os coordenadores e os conteudistas


Nazareno Albuquerque

Coordenador Técnico

Jornalista e Advogado, com pós em Desenvolvimento Econômico. Comentarista de Economia do Grupo de Comunicação O POVO. Coordenador de Projetos Especiais.






Valéria Xavier

Coordenadora Executiva

Estatística com MBA em Marketing, com atuação no setor de Comunicação há 13 anos, sendo os últimos 5 anos como Coordenadora de Projetos Especias no Grupo de Comunicação O POVO.





Flávia Chagas

Coordenadora de Conteúdo

Economista, com especialização em Administração de RH e Gestão de Pessoas, graduanda do curso de Psicologia e com formação em Eneagrama. Atuou na gestão comercial e na educação corporativa de grandes empresas. Há 14 anos participa do Seminário Empreender com palestras sobre o desenvolvimento dos pequenos negócios. Atua ainda na Jornada Integração da FCDL CE em parceria com o SEBRAE. Sócia da Saber Treinamento e Desenvolvimento e atualmente coordena as ações de RH da FCDL CE.


José Estevam Tomaz

Conteudista do Módulo 1

Administrador pela Universidade Federal do Ceará com especializações em Administração Postal, Administração Escolar e Gestão de Pessoas e mestrando em Administração e Controladoria com linha de pesquisa em liderança autêntica. Como Analista de Correios desempenhou diversas funções gerenciais alcançando a posição de Diretor Regional dos Correios no Ceará, desempenhando atualmente a função de Gerente Estadual Atendimento nos Correios do Ceará. É professor universitário nas áreas de logística, negociação, mudanças organizacionais, desenvolvimento humano e gestão do capital humano, com atuação na Faculdade CDL. É palestrante na área de liderança e gestão empresarial e Examinador do Modelo de Excelência em Gestão.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5390932356270125 .


André Luiz Freire da Silva

Conteudista do Módulo 2

Administrador, Consultor de empresas, Mestre em Administração de empresas pela UECE.Professor universitário e de pós-graduação em disciplinas como Empreendedorismo; Desenvolvimento pessoal e empregabilidade;Branding e desenvolvimento de produtos; Gestão e estratégia de vendas;Administração mercadológica.Atuou como executivo em diversas empresas desde 1991, atuando em todos os estados no Brasil, em empresas como Embraer;Varig;Citibank,Ambev,Rede Transamérica,Grupo Inplast e outras .Viajou a trabalho para China (Pequim ,Shangai e Yuwu),Emirados Árabes;Estados Unidos ;França ;Reino Unido & Argentina.



Marília Marinho

Conteudista do Módulo 3

Administradora (UECE) , Pós-graduada em Gestão de Negócios (UNICHRISTUS), Mestre em Administração (UNIFOR) com foco de estudo e pesquisa em aprendizagem, gestão do conhecimento e estratégia e doutoranda em Administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE), com foco de estudo e pesquisa em Inovação e Marketing na área do varejo. Acompanha as inovações do varejo mundial e nacional de forma acadêmica e também participando de grandes eventos como a NRF - Retail Big Show, a maior feira de varejo mundial em suas edições de 2017, 2019 e 2020 além de participar da Latam Retail Show em 2017 e 2019 e das últimas 11 edições do evento Cenários do Varejo.

Gestora na área de pessoas de empresas comerciais e de serviços e desde 2002 atua na área de ensino superior onde desde 2009 coordena a área de graduação e pesquisa da Faculdade CDL.

Administradora do blog @inovacaoevarejo no Instagram e host do podcast da Faculdade CDL.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1986304251356496


Eduardo Neto Moreira de Souza

Conteudista do Módulo 4

Sociólogo, formado pela Universidade Estadual do Ceará- Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Executivo de educação, atuando há mais de 18 anos na gestão e em funções de docência e assessoria em instituições de educação superior. Desenvolveu e implantou Unidades educacionais, Planejamento estratégico, criação de departamentos, dentre eles: centros de empreendedorismos, programas de formação de estudantes empreendedores, elaboração de projetos pedagógicos de cursos, avaliação institucional, responsabilidade social e programas de Educação à Distância. Detém experiência em educação básica e em Escolas de Governo. Atuou ainda em instituições como FIEC, Governo do Estado do Ceará, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Câmara Municipal de Fortaleza, em projetos especiais. Tem se dedicado mais recentemente ao campo da Ciência de Dados e Business Inteligence, estabelecendo conexões entre educação e gestão estratégica da informação com foco no alcance de melhores resultados. Tem como propósito ajudar a transformar pessoas pela educação e em todas as ações que realiza.


Randal Glauber Santos Mesquita

Conteudista do Módulo 5

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (2003), especialização em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (2008), e mestrando do curso de mestrado acadêmico em Administração da Universidade Estadual do Ceará, área de concentração em pequenos e médios negócios, linha de pesquisa em Estratégia e Desempenho. Atualmente é professor da graduação e pós-graduação da Faculdade CDL de Fortaleza e do Centro Universitário Unichristus. Sócio proprietário da Result Varejo Consultoria, onde desenvolve projetos de consultoria nas áreas contábil, tributária, custos e finanças.      

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0880477406842165


Meirijane Anastácio Barata González

Conteudista do Módulo 6

Doutora em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri (UCM – ES), com tese em Equipes de alta performance e motivos; Mestre em Psicologia pela UCM(ES) com dissertação em Liderança Organizacional Global; Especialista em Marketing (pela UECE), Graduada em Administração (UECE) e Psicologia (UFC). Larga experiência nas áreas de RH e MKT em empresas de comércio, serviços e indústria. Atualmente coordenadora dos cursos de Pós-graduação e Extensão da Faculdade CDL.   Membro do Teamwork (equipe de pesquisas - UCM-ES) e da RINEPE (Revista de Psicologia da UFC)

Currículo Lattes Meirijane: http://lattes.cnpq.br/7836326058543839


Bruno Leitão Rocha

Conteudista do Módulo 7

Mestre em Educação Brasileira na linha de Avaliação Educacional - UFC (2013), possui Mestrado em Administração de Empresas e Controladoria com linha de pesquisa em Marketing (2009) e Especialização em Marketing (2007), ambos pela UFC. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2004). Atuou durante 9 anos como Executivo nas empresas Perdigão Agroindustrial S/A e Grupo Schincariol, onde exerceu cargos de Supervisor de Trade e Gerente de Vendas e Trade, respectivamente. Atualmente é Professor do Centro Universitário Farias Brito e da Faculdade CDL, ambas de Fortaleza. Sócio da empresa LEMA Educação e da Santorini Consultoria e exerce atividades de consultoria e treinamento como Consultor de Empresas credenciado pelo Sebrae Ceará. 

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/9944613035942870


Christian Avesque

Conteudista do Módulo 8

Graduado em PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL pela Universidade de Fortaleza (1997) e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2002). Atualmente é professor dos cursos de graduação da UNICHRISTUS e FACULDADE CDL e dos MBA´S e Especialização da FAP JUAZEIRO, UNICHRISTUS , UNIFOR e FACULDADE CDL; É sócio proprietário da RESULT Assessoria e Consultoria em Varejo e consultor Ad Hoc da BZK Consultoria Empresarial. É assessor de diretoria das empresas: Record Máquinas e Equipamentos, GK Fashion, Take a Nap, Perfumaria Moreira, BWS, Mauy, Clinica Qorpo, Hospital Menino de Jesus. Publicou artigos científicos ao longo do último triênio em eventos nacionais como o COMUNICON da ESPM e o Colóquio de Moda da ABM e eventos internacionais como o SIEP CONSUMO da PUC. Tem experiência na área de comportamento do consumidor, promoção de vendas e merchandising, consultoria em marketing e comunicação mercadológica.


Ana Cláudia Ferreira Moura

Conteudista do Módulo 9

Administradora de Empresas, Mestre em Administração e Controladoria, MBA em Gestão e Gerenciamento de Projetos e Gestão de Pessoas & Potência de Equipes.

Sócia da M & L Consultores e Auditores Associados, com carreira desenvolvida com marcante experiência em liderança de equipes, gestão de carteira de clientes, planejamento de vendas, estratégias de prospecção e fidelização, análise e apresentação de resultados, atuando com foco na superação de metas e aumento da lucratividade, com sustentabilidade, à luz dos controles internos e princípios de auditoria.

Link para o CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1008917033283357


Marcio Mota

Conteudista do Módulo 10

Doutor em Administração com estágio doutoral na University of Manitoba, Canadá. Possui dois mestrados (acadêmico e profissional) em Administração, três especializações (Marketing, Tecnologia da Informação e Gestão em Saúde) e é graduado em Administração de Empresas. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará e Membro do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UECE) nos cursos de mestrado e doutorado em Administração. Professor do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde da Universidade Estadual do Ceará (MEPGES/UECE). Possui mais 160 obras publicadas em livros, congressos e revistas científicas nacionais e internacionais, inclusive com prêmios internacionais no principal congresso científico em administração no Canadá (ASAC) e em marketing de serviços na Europa (IRSSM). Líder de grupos de pesquisa em idiossincrasias culturais no comportamento do consumidor, modelagem de comportamento do consumidor no varejo e emoções no consumo. Foi Diretor de empresas nos ramos de Pesquisa de Mercado, Tecnologia da Informação e Saúde.


Vivianne Mendonça

Conteudista do Módulo 11

Mestre em Memória Social e Documentos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO-RJ). Especialista em Teoria Psicanalítica pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR-RJ). Formação em Gestalt-Terapia pelo Instituto Gestalt do Ceará. Psicóloga formada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especializanda em Terapia Sistêmica de Família e Casal. Membro da Associação Cearense de Terapia.





Dilson Alexandre Mendonça Bruno

Conteudista do Módulo 12

Doutorando no programa de Marketing e Estratégia na Universidade do Minho (Portugal), mestre em Administração de Empresas e jornalista pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Também é especialista em Gestão de Gerenciamento de Projetos pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

É professor do curso de Comunicação Social do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), onde também leciona em cursos de especialização nas áreas de Gestão Estratégica, Comunicação Estratégica Digital, propaganda e Marketing e Gestão Escolar.

Também trabalha com o desenvolvimento de projetos internacionais de marketing e empreendedorismo, assim como conduz projetos de consultoria em comunicação. No jornalismo, tem experiência em veículos de rádio, TV, jornal e internet.