Conheça o Curso


Coordenadores


Raymundo Netto

Coordenação Geral e Editorial

É jornalista, editor e autor de obras de ficção, ensaios e infantojuvenis. Entre suas obras de ficção, Um Conto no Passado: cadeiras na calçada (romance, ganhador do Edital de Incentivo às Artes da Secult-2005), Os Acangapebas (contos, ganhador do edital de Literatura da SecultFOR-2007 e Prêmio Osmundo Pontes da Academia Cearense de Letras-2011), Crônicas Absurdas de Segunda (ganhador do Edital de Incentivo às Artes da Secult-2015 e finalista do Prêmio Jabuti-2016) e Quando o Amor é de Graça (crônicas, ganhador do Edital de Incentivo às Artes da Secult-2017). Desde 2007 é cronista do “Caderno Vida & Arte” do jornal O POVO. Atuou como coordenador das Políticas do Livro e de Acervo da Secretaria Estadual da Cultura (Secult/CE), curador da programação da IX Bienal Internacional do Livro do Ceará (2010) e coordenador da I Feira do Livro do Ceará em Cabo Verde (2011). Elaborou o Prêmio Literário para Autor(a) Cearense (2010). Em 2012, recebeu a Medalha Boticário Ferreira, maior comenda da cidade de Fortaleza, pelos trabalhos realizados em prol da cultura. Nos quadrinhos, criou e produziu cartilhas educativas em quadrinhos para órgãos públicos e privados no Ceará. É autor das tiras Os FitoManos. Criou o Curso Básico de Histórias em Quadrinhos (EaD), pela Fundação Demócrito Rocha, ganhador do Troféu HQMIX na categoria “Grande Contribuição” e o Curso Quadrinhos em Sala de Aula. É curador da revista Maracajá: vida & arte. Atualmente, é gestor de projetos da Fundação Demócrito Rocha.


LÍDIA EUGENIA CAVALCANTE

Coordenadora de Conteúdo

e Conteudista do Módulo 1

Graduada em Biblioteconomia e especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora em Educação pela UFC, pós-doutora em Ciência da Informação pela Université de Montréal (Canadá), com pesquisa sobre memória e patrimônio digital: políticas e ações em bibliotecas públicas. É professora associada III do Departamento de Ciências da Informação da UFC e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC/PPGCI (2016-2017). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação da informação e da leitura, tecnologia social e desenvolvimento local, memória social e patrimônio, competência em informação, aprendizagem colaborativa e educação a distância e inovação social. Desde 2008 coordena o projeto “Ler para Crer”, de metodologias para a implantação de bibliotecas comunitárias, ganhador do Prêmio Viva Leitura em 2010.


Autores/Conteudistas


SARAH DIVA DA SILVA IPIRANGA

Conteudista do Módulo 2

Professora adjunta de Literatura Comparada do curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Pós-doutora em Literatura Brasileira pelo Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa. É docente do Programa de Pós-Graduação MIHL (Mestrado Interdisciplinar em História e Letras), vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Letras e autora do livro “O sol na palavra: a literatura cearense sob o signo solar”.










MARIA LÍLIAN MARTINS DE ABREU

Conteudista do Módulo 3

Possui graduação em Letras Português, Espanhol e suas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará, especialização em Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade Stella Maris e MBA em Jornalismo Político, Marketing e Comunicação Midiática pela Universidade do Parlamento Cearense. É mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará, ganhadora do Prêmio Bolsa de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura e do Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza. É responsável pela apresentação e produção do programa literário semanal “Autores e Ideias” da Rádio FM Assembleia (96,7 MHz) vinculada à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará desde 2007. Foi curadora do I Simpósio sobre Literatura Cearense da Universidade Federal do Ceará em 2013, professora tutora do Instituto UFC/Virtual - UAB e, atualmente, trabalha no Núcleo de Educação a Distância do Centro Universitário Ateneu (UniAteneu). Desenvolve pesquisa sobre Infância, Identidade, Pertencimento, Literatura de Autoria Feminina, Literatura Latino-americana e Literatura Cearense com ênfase na produção bibliográfica da escritora Ana Miranda.




LUIZ TADEU FEITOSA

Conteudista do Módulo 4

Professor titular da Universidade Federal do Ceará desde 1992. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciências da Informação. Mestre em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente faz pesquisa de pós-doutorado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Tem experiência na área de Ciência da Informação e Comunicação Social, estudando os temas: Ciência da Informação; Biblioteconomia; Comunicação; Estudos Culturais aplicados às mediações infocomunicacionais. Também pesquisa sobre Cultura e Mídia, Cultura e mediações; Mediações da informação, Culturas da Mídia; Memória e Sociedade; Memória e mídia. Orienta trabalhos nos campos da sociologia da mídia e da informação; semiótica da mídia e da cultura. Pertence à Linha de Pesquisa Mediação e Gestão da Informação e do Conhecimento, na qual ministra as disciplinas: “Cultura e Mediação da Informação” e “Informação para a Mídia”.



FERNANDA MARIA ABREU COUTINHO

Conteudista do Módulo 5

Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Estadual do Ceará (Uece), especialização em Literatura Luso-Brasileira e mestrado em Literatura Brasileira pela UFC. É doutora em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, pós-doutora em Literatura Comparada pela Universidade de Minas Gerais (UFMG) e Université de la Sorbonne – Paris 4. Desde 1992, é professora efetiva de Teoria da Literatura do Departamento de Literatura da UFC. Atuou como pesquisadora convidada do Centre de Recherche en Littérature Comparée, ligado à Universidade de Paris - Sorbonne - Paris 4.





KELSEN BRAVOS DA SILVA

Conteudista do Módulo 6

Escritor, professor, editor, consultor, na área do Livro, Leitura, Literatura e Cultura Digital e pesquisador membro do Grupo de Pesquisa: Literatura, Estudo, Ensino e (Re)Leitura do Mundo (GPLEER). Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), atuou como consultor para Literatura e Formação de Leitores do Programa Agentes de Leitura da Secult/CE, consultor para Literatura e Formação do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic – Seduc/CE), coordenador da Formação de Mediadores para Clubes de Leitura do Paic, concepção, organização e coordenação da Coleção Paic – Prosa e Poesia, elaborador da proposta e do conteúdo dos Ciclos de Leitura do Programa Aprendizagem na Idade Certa e coordenação editorial e preparação de originais da Coleção MaisPaic-MaisLiteratura, voltada para leitores pré-adolescentes e adolescentes. No Instituto Pão de Açúcar de Desenvolvimento Humano (IPADH), coordenou e tutorou o programa Nossa Língua Digit@l/Comunicação, Expressão e Internet, voltado para crianças e adolescentes de 13 a 18 anos, com o qual conquistou o Prêmio Telemar de Inclusão Digital. Coordenou os núcleos de mediação, sensibilização e dinamização de leitura da Casa do Conto no interior do estado do Ceará. Foi curador da Bienal Internacional do Livro do Ceará, vice-presidente da Câmara Cearense do Livro, criador, organizador e coordenador da Coleção de literatura infantil das Edições Casa do Conto, conselheiro no Conselho Municipal de Política Cultural de Fortaleza e do Colegiado Setorial de Livro, Leitura e Literatura do Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC/MinC. Como escritor, tem publicados onze títulos, todos direcionados à infância. É editor do blog literário “Evoé!: Literatura, Livro, Leitura, Cultura Digital e Bibliotecas”.


TÂNIA MARIA DE SOUSA FRANÇA

Conteudista do Módulo 7

Mestre e doutora em Educação com Foco na Formação de Professores pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade Nacional de Brasília (UnB). Graduada em Serviço Social pela UECE e Pedagogia pela Universidade METODISTA. Professora Assistente da Universidade Estadual do Ceará – UECE, assumindo a docência no Campus de Iguatu-FECLI, membro dos grupos de pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História – IARTEH (UECE) e Grupo de Estudo e Pesquisa em Patrimônio e Memória (GEPPM-UFC/CNPq). Atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, Arte, formação de professor, educação estética e Educação e patrimônio cultural.






LAIANA FERREIRA DE SOUSA

Conteudista do Módulo 8

Professora e contadora de histórias, formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciência da Informação pela UFPB. Especialista em Educação a Distância e em Teorias da Comunicação e Imagem pela UFC. Tem vasta experiência como formadora e contadora de histórias. Atualmente, atua como supervisora pedagógica e de monitoramento do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Nuteds/Famed/UFC).




ANA PRICILA CELEDONIO DA SILVA

Conteudista do Módulo 9

Graduada em Biblioteconomia e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com o tema de pesquisa “Biblioteca e Memória: interlocuções com a comunidade”. Participou do projeto “Ler para Crer”, de implantação de bibliotecas comunitárias em municípios cearenses, coordenado pela professora Dra. Lidia Eugenia Cavalcante. Atua na equipe de Supervisão de Trabalhos de Conclusão de Curso no Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância da Faculdade de Medicina da UFC.







ALILIAN GRADELA

Conteudista do Módulo 9

Gestora do Projeto Comunitário “Sorriso da Criança”, sendo coordenadora da Biblioteca Comunitária, articuladora da Rede de Leitura Jangada Literária e cogestora da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias - RNBC. Tem experiência na área de Direitos da Criança e do Adolescente, política pública para infância e juventude, política nacional do Livro e Leitura. É conselheira do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente.







CLEUDENE DE OLIVEIRA ARAGÃO

Conteudista do Módulo 10

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Filología Hispánica pela Universitad de Barcelona. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), junto ao Grupo do Letramento Literário do Ceale (Centro de Alfabetização Leitura e Escrita). Atualmente é professora de língua e literatura espanholas no curso de Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (Uece), onde atua em pesquisas sobre letramento literário e educação literária. Também é líder do Grupo de Pesquisa GPLEER - Literatura: Estudo, Ensino e (Re)Leitura do Mundo.






IGOR PEIXOTO TORRES GIRÃO

Conteudista do Módulo 11

Bibliotecário, graduado em Biblioteconomia e mestre em Ciência da Informação, ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É pesquisador na área de Mediação, Inclusão e Acessibilidade.




LUANA FERREIRA DE SOUSA

Conteudista do Módulo 12

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com monografia intitulada "Encontro com as memórias leitoras do professor alfabetizador: narrativas de um leitor que forma leitores". Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade de Educação São Luís (FESL). Professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF). Atua como professora do Ciclo de Alfabetização na Escola Municipal Santos Dumont. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação e Prática Docente.