CONHEÇA O CURSO


Conheça os coordenadores e os conteudistas


Foto do Coordenador Raymundo NettoRaymundo Netto

Coordenador Geral, Editorial e Estabelecimento de Texto

Jornalista, escritor, editor e produtor cultural. Autor do romance Um Conto no Passado: cadeiras na calçada, ganhador do I Edital de Incentivo às Artes da Secult, de Os Acangapebas (contos), ganhador do Prêmio Osmundo Pontes da Academia Cearense de Letras e do Edital de Literatura da SecultFOR, de Crônicas Absurdas de Segunda, ganhador do Edital de Incentivo às Artes da Secult/CE, indicado em 2016 ao Prêmio Jabuti de Literatura e de Quando o Amor é de Graça, selecionado no Edital de Incentivo às Artes da Secult. Também é autor de ensaios, como Cronologia Comentada de Juvenal Galeno (Coleção Nossa Cultura da Secult-CE); Centro: o coração malamado (Coleção Pajeú, pela SecultFOR), Padre Cícero: o filme (Lei Federal de Incentivo à Cultura) e Nilto Maciel: perfil biográfico (EDR); e de infantojuvenis: A Bola da Vez (FDR-APDM-CE); A Casa de Todos e de Ninguém (FDR-Seduc); Os Tributos e a Cidade (FDR-Sefin); Boto Cinza Cor de Chuva (EDR). Cronista convidado do Caderno Vida & Arte do jornal O POVO desde 2007. Foi coeditor das revistas CAOS Portátil, Para Mamíferos e curador da revista Maracajá; coordenador de Políticas do Livro e de Acervos da Secult/CE, responsável pela organização editorial das suas coleções (2008-2011), curador da IX Bienal Internacional do Livro do Ceará, redator e elaborador do Prêmio Literário para Autor(a) Cearense e coordenador da I Feira do Livro do Ceará em Cabo Verde. Recebeu a Medalha Boticário Ferreira em 2012. Coordena e executa diversos projetos na área da educação e cultura e é gerente editorial e de projetos da Fundação Demócrito Rocha. Mantém o blog AlmanaCULTURA desde 2009.


Foto da Coordenadora Daniele TorresDaniele Torres

Coordenadora de Conteúdo e Autora F8(M3)

Museóloga, pós-graduada em História da Arte, Gestão Cultural e Comunicação Empresarial. Sócia fundadora da Companhia da Cultura, especialista em leis de incentivo e captação de recursos. Atua no mercado cultural há mais de 20 anos e também é sócia do site e escola livre Cultura e Mercado, na qual coordena cursos de captação e projetos. Já foi gestora de patrocínios de grandes corporações (como a Vale) e atuou também no Terceiro Setor (em institutos empresariais como a Fundação CSN e em OSs e OSCs diversas das áreas cultural, social e ambiental). Foi diretora do Instituto AES (2016-18). Atualmente é conselheira consultiva da Comissão de Direito das Artes da OAB-SP, membro do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais e da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).


Foto da Coordenadora Viviane PereiraViviane Pereira Lima Verde Leal

Gerente Pedagógica

É graduada em Pedagogia, com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui trabalhos na área de Educação a Distância e Tecnologias de Informação e Comunicação. Atuou como assessora do Centro de Referência do Professor (Prefeitura Municipal de Fortaleza), consultora em Tecnologia Educacional pela Positivo Informática, pesquisadora na área de Educação a Distância do Laboratório de Pesquisa Multimeios (Faculdade de Educação/UFC), consultora em Tecnologia Educacional da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE), formadora do projeto “Luz do Saber” (Seduc), formadora do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa e professora do curso de especialização na UNI7. Atualmente, exerce a função de gerente pedagógica da Universidade Aberta do Nordeste da Fundação Demócrito Rocha.


Conteudistas:


Foto da Conteudista Larissa BiasoliLarissa Biasoli

(F1) Projetos Culturais (M1) e (F7) Fontes de Financiamento (M3)

Larissa é bacharel em Artes Cênicas (Unicamp) com especialização em Gestão Cultural e Políticas Culturais pelo Goldsmiths College – University of London. Teve diferentes experiências em produção, que incluem trabalhos com Les Commediens Tropicales (2007), Boa Companhia (2007 a 2009) e o Grupo Matula Teatro (2009 a 2010), além de trabalhos com produção de eventos corporativos. Desde 2013 está à frente da Sorella Produções Artísticas, e atua em diferentes frentes, como produtora executiva, gerente de projetos culturais e sociais, além da coordenação de programas e festivais de teatro, como o XV Festival do Teatro Brasileiro: Cena Paranaense e o XVI Festival do Teatro Brasileiro: Cena Baiana, idealizados e realizados pela Alecrim Produções Artísticas. Trabalhou com o Grupo Barracão Teatro de Campinas, Alecrim Produções Artísticas e Instituto Bem Cultural do DF, Bons Ventos Produtora de Campinas, Zózima Trupe e Labor Educacional. Desde 2017 é captadora de recursos para o Centro Cultural Aliança Francesa de São Paulo, e, desde 2018, trabalha com o Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Promac) da cidade de São Paulo.


Foto da Conteudista Alice CoutinhoAlice Coutinho

(F2) Gestão de Projetos Culturais (M1)

Produtora, gestora cultural e pesquisadora, é professora na pós-graduação de Gestão Cultural e Arte-Educação do Senac SP e na pós-graduação Gestão, Política e Produção Cultural da Unicamp. Graduada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais pela Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP) e mestranda em Sociologia da Cultura pela Unifesp. Iniciou seu trabalho com Produção Cultural em 2005, quando criou a Bendita Produções, que já assinou a produção executiva de músicos do cenário independente de São Paulo e Rio de Janeiro. Trabalhou na produtora Barracão Cultural (2008 a 2009), responsável pela produção e elaboração de projetos de espetáculos musicais e teatrais. Fundou e editou o site de programação cultural Uia Diário e seu programa de rádio (2007 a 2017). Foi sócia e diretora executiva do Cultura e Mercado, escola e produtora de conteúdo sobre gestão cultural (2011 a 2019) e professora no curso de Produção Cultural da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP) (2015 a 2018). É compositora, e tem letras suas gravadas por músicos como Elza Soares, Lia de Itamaracá, Juçara Marçal, Rômulo Fróes, entre outros.


Foto da Conteudista Marcela AmaralMarcela Amaral
(F3) Produção Cultural (M1)

Graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP) e em História pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Cursou MBA em Gestão de Bens Culturais na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua na área de produção cultural desde 2001. Trabalhou em importantes galerias paulistanas como Millan e Nara Roesler e também em escritórios de produção cultural como Arte3. Como autônoma, atuou em grandes eventos como a 27ª e 29ª Bienal Internacional de São Paulo; I Bienal do Fim do Mundo em Ushuaia (Argentina), entre outras importantes mostras. Foi produtora executiva no Instituto de Cultura Contemporânea (ICC-SP, onde coordenou a produção do World Biennial Forum, ocorrido em São Paulo (2014), entre outras atividades. Hoje, responde pelo setor de planejamento e operação da Fundação Bienal de São Paulo.


Foto da Conteudista Carolina KazumiCarolina Kazumi

(F4) Leis de Incentivo (M2)

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (SP) e pós-graduação em Audiovisual pelo Senac. Atua no mercado de entretenimento desde 2007, especialmente nas áreas de cultura e audiovisual. Já trabalhou com gestão cultural de projetos patrocinados por empresas como a Vale, Natura e o Instituto Claro. É professora convidada de cursos de pós-graduação da PUC-SP e da Academia Internacional de Cinema.






Foto da Conteudista Amanda MendesAmanda Mendes

(F5) Prestação de Contas (M2)

Atriz, produtora e consultora cultural, há mais de vinte anos trabalha com produção e administração de projetos culturais, como teatro, cinema, literatura, música, artes visuais etc. Trabalhou em produções com Irene Ravache, Marcos Caruso, Regina Duarte, Tônia Carreiro, Bibi Ferreira, Francisco Cuoco, Regina Galdino, Alexandre Reinecke, entre outros. No Instituto Tomie Ohtake trabalhou na formatação, inscrição e acompanhamento de projetos nas Leis Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Pro Mac, ProAC, FNC - Fundo Nacional de Cultura e Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad), além de diversos editais de cultura. Além do Instituto Tomie Ohtake, trabalhou como consultora em projetos culturais vinculados às seguintes instituições: Centro Cultural Banco do Brasil, Embratur, Caixa Econômica Federal, Fundação Bienal de São Paulo, Teatro Municipal de São Paulo, A Hebraica São Paulo, entre outros. Presta serviços para instituições, produtoras, produtores e artistas independentes, seja na formatação, inscrição, acompanhamento e prestação de contas de projetos culturais vinculados às Leis e Editais de Incentivo à Cultura, à criança, ao adolescente e ao idoso.


Foto do Conteudista Ivan BorgesIvan Borges Sales

(F6) Direitos Culturais (M2)

Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, é mestrando na Faculdade de Direito da Universidade do Porto e pesquisador pelo Idea, na qual escreve sobre a interface entre novas e tradicionais estruturas Processuais e de Direito Privado sob a abordagem e os desafios da Nova Economia. É sócio do BS&A Advogados (bsa.legal) e diretor do Instituto de Direito, Economia Criativa e Artes. Atualmente, vive entre Porto (Portugal) e São Paulo (Brasil), atuando como advogado especializado em Economia Criativa, Novas Tecnologias, Cultura e Artes.


Foto do Conteudista Marcos LibrantzMarcos Librantz

(F9) Editais (M3)

Formado em Relações Públicas e pós-graduado em Gestão de Marketing de Serviços pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP), com especialização em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou como gerente de mobilização de recursos na Associação Amigos do Projeto Guri e atuou na Osesp como supervisor de marketing, produtor de eventos e membro do conselho administrativo. É consultor cultural e sócio da Agência NTZ Comunicação e MKT, participando de projetos como: planejamento de marketing da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), curso de pós-graduação em Gestão Cultural do Senac e palestrante e professor em eventos e disciplinas sobre pioneirismo na cultura e gestão cultural na FAAP, Casper Líbero e Unip.


Foto da Conteudista Christiane CamposChristiane Campos

(F10) Comunicação de Projetos Culturais (M4)

Doutoranda em Comunicação e Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ), é consultora e diretora da Barka Criativa Ações Culturais. Atua profissionalmente no mercado cultural desde 2002, por meio de consultorias e serviços para leis de incentivo, gestão cultural e produção de eventos em geral.





Foto do Conteudista Erik KrulikowskiErick Krulikowski

(F11) Empreendedorismo (M4)

Graduado em Música pela Universidade de São Paulo (USP) e possui MBA com ênfase em Marketing pela Universidad Latinoamericana de Ciencia y Tecnologia (San José, Costa Rica). É professor convidado do MBA de Bens Culturais da FGV e do Master – Pós-MBA do B.I. International. É assessor para planejamento estratégico e acesso a mercado do Polo Audiovisual da Zona da Mata/MG, coordenador pedagógico do Objetiva: Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual e sócio diretor da iSetor, empresa de gestão administrativa e financeira para empreendedores empresariais, culturais e sociais. Tem mais de 15 anos de experiência em gestão executiva de projetos e negócios, com ênfase em finanças, planejamento estratégico, plano de negócios e desenvolvimento institucional para empresas e organizações não-governamentais (OSCs), tais como o Neojiba, Unibes e a Fundação Telefônica. Participou do curso de Análise de Empresas e Valor do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Coordenou o Criativar: laboratório de negócios criativos do programa Empreendedores Criativos. Atuou como captador de recursos e integrou o Grupo Gestor do Museu da Pessoa e como coordenador de projetos especiais da Fábrica do Futuro. Trabalhou na La Fabbrica do Brasil, na função de coordenador de projetos, como o “Tesouros do Brasil” e “Um poema chamado Brasil”, este último premiado pela Revista EXAME: Guia da Boa Cidadania Corporativa 2004 (destaque na categoria Cultura). Articulou projetos junto a instituições como Unesco, MEC, MinC, Unicef, Iphan, Sebrae-MG, Fiat, Nestlé, Petrobras, Instituto Votorantim e Instituto Camargo Corrêa. 


Foto da Conteudista Rose MeusburguerRose Meusburguer

(F12) Marketing Digital (M4)

Habilitada pelo Ministério da Cultura e pela Universidade Nacional de Córdoba (Argentina) em Gestão Cultural e Empreendimentos Criativos, com passagem pela Gestão de Redes de Relacionamento (RAC-SP – Rede de Agentes Culturais do Estado de São Paulo), entre 2000 a 2006, e pela Rede de Economia Criativa Brasil (REC-BR) desde 2011. Desde 2003, capacita agentes culturais e públicos, além de administradores em OSCs e coletivos artísticos.