Conheça o Curso

COORDENADORES E CONTEUDISTAS


Raymundo Netto

Coordenador geral, editorial e estabelecimento de texto

Jornalista, escritor, editor e produtor cultural. Autor do romance Um Conto no Passado: cadeiras na calçada, ganhador do I Edital de Incentivo às Artes da Secult, dos ensaios Cronologia Comentada de Juvenal Galeno, Centro: o coração mal-amado, Padre Cícero: o filme e Nilto Maciel: perfil biográfico; e dos infantojuvenis A Bola da Vez, A Casa de Todos e de Ninguém; Os Tributos e a Cidade; Boto Cinza Cor de Chuva, pelas Edições Demócrito Rocha. Cronista convidado do Caderno Vida & Arte do jornal O POVO desde 2007. Foi coeditor das revistas CAOS Portátil, Para Mamíferos e curador da Maracajá; coordenador de Políticas do Livro e de Acervos da Secult/CE, responsável pela organização editorial das suas coleções (2008-2011), membro do Conselho Curador da IX Bienal Internacional do Livro do Ceará, redator e elaborador do Prêmio Literário para Autor(a) Cearense e um dos coordenadores da I Feira do Livro do Ceará em Cabo Verde. Autor de Os Acangapebas, ganhador do Prêmio Osmundo Pontes da Academia Cearense de Letras e do Edital de Literatura da SecultFOR, de Crônicas Absurdas de Segunda, ganhador do Edital de Incentivo às Artes da Secult/CE, indicado em 2016 ao Prêmio Jabuti de Literatura e Quando o Amor é de Graça, selecionado no Edital de Incentivo às Artes da Secult. Recebeu a Medalha Boticário Ferreira em 2012. Coordena e executa diversos projetos na área da educação e cultura e é gerente editorial e de projetos da Fundação Demócrito Rocha. Mantém o blog AlmanaCULTURA desde 2009.


Lílian Martins

Coordenadora de conteúdo

Possui graduação em Letras Português, Espanhol e suas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialização em Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade Stella Maris e em Gestão Educacional pela UniCessumar, proficiência em Língua Espanhola pelo Instituto Cervantes-Madrid (DELE), capacitação para professor de língua espanhola como língua estrangeira pelo Instituto Alpha de Buenos Aires, Argentina, e MBA em Jornalismo Político, Marketing e Comunicação Midiática pela Universidade do Parlamento Cearense. É mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará com a dissertação: "Com saudades do verde-marinho: o Ceará como território de pertencimento e infância em Ana Miranda", vencedora do Prêmio Bolsa de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura e do Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SecultFOR). Atua como roteirista para TV, Rádio e Projetos Transmídias. É repórter da Rádio FM Assembleia (96,7 MHz) vinculada à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará desde 2007. Nesta emissora, é responsável pela apresentação e produção do programa literário semanal: “Autores e Ideias”. Foi curadora do I Simpósio sobre Literatura Cearense da Universidade Federal do Ceará em 2013. Tem experiência na área de Letras, Comunicação, Literatura e Língua Espanhola. Foi professora tutora do Curso de Letras Espanhol do Instituto UFC/Virtual - UAB e do Tecnólogo em Hotelaria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Como tradutora, atuou como intérprete para a Prefeitura Municipal de Fortaleza, fez a legendagem em língua espanhola para o filme: "Tempo Branco" de David Aguiar e Sabina Colares, vencedor do Prêmio Olhar do Ceará do 24º Cine Ceará e está finalizando a tradução da antologia da escritora peruana Blanca Varela. Desenvolve pesquisa sobre Infância, Identidade, Pertencimento, Literatura de Autoria Feminina, Literatura Latino-americana e Literatura Cearense com ênfase na produção bibliográfica da escritora Ana Miranda.

Crédito da Foto: Tim Oliveira

 

Viviane Pereira Lima Verde Leal

Gerente Pedagógica

É graduada em Pedagogia, com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui trabalhos na área de Educação a Distância e Tecnologias de Informação e Comunicação. Atuou como assessora do Centro de Referência do Professor (Prefeitura Municipal de Fortaleza), consultora em Tecnologia Educacional pela Positivo Informática, pesquisadora na área de Educação a Distância do Laboratório de Pesquisa Multimeios (Faculdade de Educação/UFC), consultora em Tecnologia Educacional da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE), formadora do projeto “Luz do Saber” (Seduc), formadora do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa e professora do curso de especialização na UNI7. Atualmente, exerce a função de gerente pedagógica da Universidade Aberta do Nordeste da Fundação Demócrito Rocha.


MÓDULO 1 - LITERATURA CEARENSE: NOTAS INTRODUTÓRIAS

Charles Ribeiro

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2008), mestre em Literatura Comparada pela UFC, com a dissertação Rodolpho Theophilo: a construção de um romancista (Bolsa FUNCAP) e doutor em Literatura Comparada, também pela UFC, com a tese intitulada Rodolfo Teófilo polemista: a crítica polêmica como estratégia de glorificação literária (Bolsa CAPES-DS). Participante do grupo de pesquisa "Espaço de Leituras: cânones e bibliotecas", sob a coordenação da prof.ª dr.ª Odalice de Castro Silva. Foi coordenador do projeto de extensão e docência “O entre-lugar na Literatura cearense” (2015-2019). Atua como revisor, redator, roteirista e autor de livros didáticos de Literatura.

Lílian Martins

É jornalista, tradutora, professora, pesquisadora e militante em Literatura Cearense. Mestre em Literatura Comparada pela UFC com a dissertação: “Com saudades do verde-marinho: o Ceará como território de pertencimento e infância em Ana Miranda”, vencedora do Prêmio Bolsa de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura e do Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).



 


MÓDULO 2 - SOB AS ASAS DA JANDAIA: ROMANTISMO Parte I

Paulo de Tarso Pardal

Paulo de Tarso Vasconcelos Chaves ficou conhecido como professor Pardal aos 16 anos, consequência dos seus desenhos fora do padrão, quando era entalhador e escultor.

Durante este resumido percurso de vida – jovem escultor, entalhador, bancário e economista –, aprendeu a linguagem que ainda hoje o identifica: a linguagem da música. Pardal é também compositor (tem 5 CDs gravados, entre canções e chorinhos). Luthier e instrumentista, toca violão, cavaquinho e viola de 10 cordas. Ao lado da música, construiu sua carreira acadêmica. Depois que deixou o Banco do Brasil, fez o curso de Letras na UFC e em seguida ali concluiu o mestrado. Foi professor da Universidade Vale do Acaraú, Universidade Estadual do Ceará, Faculdade Farias Brito e da Universidade Federal do Ceará. Tem 11 livros publicados, entre ensaios, contos, poemas e partituras.


MÓDULO 3 - POEMAS PARA A LIBERDADE: ROMANTISMO Parte II

Carlos Vazconcelos

É escritor, professor e produtor cultural. Licenciado em Letras pela Uece, é mestre e doutor em Literatura Comparada (UFC). Atuou como professor substituto do curso de Letras na Uece, professor da especialização em Escrita Literária, na FBUNI. Foi também professor de Português/Redação/Literatura em colégios das redes públicas e privadas de Fortaleza. Publicou e foi premiado com diversas obras nas áreas de ficção ou não. Trabalhou no Sesc (2007-2017), tendo assumido os cargos de redator/revisor, supervisor de Literatura e gerente de Cultura. Produziu e mediou vários projetos literários, entre eles: Bazar das Letras; e Autores em Contexto (entrevistas mensais com escritores), além dos seminários anuais Revelando a Literatura Cearense. Participou da produção da Mostra Sesc Cariri de Culturas (2012 a 2016) e foi curador da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará (2019).

 

MÓDULO 4 - MULHERES ESCRITORAS: AS PIONEIRAS NO SÉCULO XIX

Gildênia Moura

É graduada em Letras (UFC) e Pedagogia (Unip) com especialização em Literatura (Uece), detém mestrado em Letras (UFC), doutorado em Educação (UFC) e pós-doc em História da Educação (UFPB). Professora (aposentada) da Rede Pública Municipal de Maracanaú e da Rede Estadual do Ceará (Seduc-Crede 1), atuando na célula de formação de professores. Tutora da Universidade Aberta do Brasil (UAB), UFC Virtual e Uece-EaD. Integra a Academia Maracanauense de Letras (AML), cadeira nº 14, cuja patrona é a escritora Francisca Clotilde.

 

Carla Castro

Graduada em Pedagogia, Letras-Português e Direito, é especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Cursa o mestrado em Literatura Comparada na UFC, onde investiga a Literatura de autoria feminina cearense do século XIX. É autora de A Vida em Versos e Resquícios de Memórias: dicionário biobibliográfico de escritoras e ilustres cearenses do século dezenove.

 





MÓDULO 5 - REALISMO/NATURALISMO

José Leite Jr.

Possui licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), mestrado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Ensinou na Uece e na Universidade de Fortaleza (Unifor). Desde 2006 é docente do Departamento de Literatura da UFC, participando do quadro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Letras. Coordena o Grupo de Estudos de Semiótica Literária, ligado ao Grupo de Estudos Semióticos da UFC (Semioce). É autor de obras entre poesias e ensaios. É ilustrador e artista plástico, tendo realizado exposições individuais e coletivas, participado de salões e de curadorias.

 


MÓDULO 6 - À ESPERA DO PÃO: A PADARIA ESPIRITUAL E O SIMBOLISMO

Sânzio de Azevedo

É licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia do Ceará e doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação de Afrânio Coutinho. Atuou como revisor do jornal Estado de S. Paulo, professor da Faculdade de Filosofia e, por 30 anos, exerceu o magistério como professor do Departamento de Literatura da UFC, lecionando Literatura Cearense e Teoria do Verso. É colaborador especial da Enciclopédia de Literatura Brasileira (2001), dirigida por Afrânio Coutinho e J. Galante de Sousa. É autor de mais de vinte obras, sendo a maioria de ensaios, como o referencial Literatura Cearense, A Padaria Espiritual e o Simbolismo, Aspectos da Literatura Cearense, Dez Ensaios da Literatura Cearense, Novos Ensaios da Literatura Cearense e Breve História da Padaria Espiritual. Sua conferência “Alberto de Oliveira: a ortodoxia em questão”, pronunciada na Academia Brasileira de Letras no ano de 2003, está no livro Escolas literárias no Brasil (2004), da ABL, coordenação de Ivan Junqueira. É membro da Cadeira nº 1 da Academia Cearense de Letras, cujo patrono é Adolfo Caminha, do qual é biógrafo.

Crédito da Foto: Raymundo Netto

 

MÓDULO 7 - O CANTO NOVO DE UMA RAÇA: PRÉ-MODERNISMO E MODERNISMO

Raymundo Netto

Jornalista, escritor, editor e produtor cultural. Autor de obras literárias em diversos gêneros. É cronista convidado do Caderno Vida & Arte do jornal O POVO desde 2007. Foi coeditor das revistas CAOS Portátil, Para Mamíferos e curador da Maracajá; coordenador de Políticas do Livro e de Acervos da Secult/CE, responsável pela organização editorial das suas coleções (2008-2011), membro do Conselho Curador da IX Bienal Internacional do Livro do Ceará, redator e elaborador do Prêmio Literário para Autor(a) Cearense e um dos coordenadores da I Feira do Livro do Ceará em Cabo Verde. Coordena e executa diversos projetos na área da educação e cultura e é gerente editorial e de projetos da Fundação Demócrito Rocha. Mantém o blog AlmanaCULTURA desde 2009.

 

MÓDULO 8 - LITERATURA E ARTES PLÁSTICAS: GRUPOS CLÃ E SCAP

Vera Lúcia Albuquerque de Moraes

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou como professora da Universidade Federal do Ceará. É autora de Clã: trajetórias do modernismo em revista (EDR), além de outras obras de ensaios e de poemas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e, entre seus temas: imaginário dos afetos, representações femininas na literatura, José de Alencar, Clarice Lispector, Literatura Cearense (Grupo CLÃ).

 

Anderson Sousa

É historiador e professor. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com a dissertação sobre o Salão de Abril e a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (Scap). Doutorando em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UPFE), onde o tema central da sua tese versa sobre a Casa Raimundo Cela e o Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará, entre as décadas de 1960 e 1980. Tem experiência na área de educação e pesquisa em museus e centros culturais. Atualmente, atua como pesquisador em projeto, desenvolvido pela Galeria Multiarte, sobre a História das Exposições de Arte e dos Espaços Expositivos de Fortaleza. É também professor do curso de bacharelado em Direito da Faculdade Princesa do Oeste (FPO), no município de Crateús-CE.

 

MÓDULO 9 - DA VANGUARDA À DITADURA: LITERATURA EM ENCRUZILHADAS

Fernanda Diniz

Graduada em Letras pela UFC, possui mestrado em Letras, MBA em Docência e Metodologia do Ensino Superior, especialização em Gestão e Coordenação Escolar, doutorado em Letras e pós-doutorado em Educação, também pela UFC. 

Professora efetiva da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Tutora no Curso de Letras da UFC Virtual. Coordenadora Pedagógica da Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE). É membro da Academia Maracanauense de Letras (AML), na Cadeira 25, cujo patrono é Pedro Lyra. Integra o Grupo de Pesquisa Estudos de Residualidade Literária e Cultural (UFC) e o Grupo de Pesquisa em História da Educação do Ceará (UFC). É organizadora das publicações do Grupo Ceará em Letras e é acadêmica de Psicanálise (IAPB).

 



Kedma Damasceno

Graduada em Letras, possui mestrado em Literatura Comparada e Graduação em Letras (Português/Literaturas) e é doutoranda em Letras pela UFC. Professora efetiva da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Integrante do Grupo de Estudos de Literatura, Tradução e suas Teorias - GELTTTE/UFC/CNPQ e do Grupo Antônio Cândido/ História e Literatura, da UFC.

 


MÓDULO 10 - ESCRITOS DO IGNOTO: A LITERATURA FANTÁSTICA

Aíla Sampaio

Graduada em Letras com especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). É mestre em Letras e doutora em Literatura Comparada (Literatura e Cinema) pela UFC. É professora da Universidade de Fortaleza (Unifor), onde também atuou como coordenadora do curso de Letras. É escritora, crítica literária e integra a Academia de Letras e Artes do Nordeste (Alane). Entre suas obras, os ensaios Os fantásticos mistérios de Lygia e Literatura no Ceará. Publica ensaios e artigos em revistas especializadas, blogs e jornais do país.

Crédito da Foto: Alan Sousa


MÓDULO 11 - MALA DE ROMANCES: A LITERATURA DE CORDEL

Arievaldo Viana

Nascido nos sertões de Quixeramobim, o poeta foi criado à luz de lamparina, em contato permanente com as cacimbas dos saberes do povo Nordestino. Alfabetizado em meados da década de 1970, graças ao valioso auxílio da Literatura de Cordel. Estreou na imprensa em 1982 no Jornal de Canindé e logo em seguida passou a publicar os seus trabalhos no Caderno de Domingo do jornal O POVO, de Fortaleza. Da década de 1980 para cá, já colaborou em diversos jornais e revistas. No final da década de 1990 lançou uma caixinha de folhetos intitulada Coleção Cancão de Fogo, sucesso de vendas e de crítica. Atua também como xilogravador, chargista e ilustrador. É criador do projeto Acorda Cordel na Sala de Aula e é autor de mais de 120 folhetos de cordel – em parceria ou não – e tem cerca de 30 livros publicados, alguns dos quais adotados pelo MEC através do PNBE (Programa Nacional da Biblioteca Escolar).

Stélio Torquato Lima

Possui graduação em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É professor adjunto de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na UFC, onde também coordena o Grupo de Estudos Literatura Popular (GELP). É escritor, com mais de 150 títulos em cordel. Algumas de suas obras foram premiadas e selecionadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

 

MÓDULO 12 - ITINERÁRIOS DE LEITURA: UM PASSEIO PELA LITERATURA DO CEARÁ

Lílian Martins

É jornalista, tradutora, professora, pesquisadora e militante em Literatura Cearense. Mestre em Literatura Comparada pela UFC com a dissertação: “Com saudades do verde-marinho: o Ceará como território de pertencimento e infância em Ana Miranda”, vencedora do Prêmio Bolsa de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura e do Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).



 

Nina Rizzi

É Historiadora, pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), mestre em Literatura comparada (UFC), poeta, tradutora, pesquisadora, professora e editora. Promove o "Escreva como uma mulher": laboratório de escrita criativa com mulheres. Traduziu obras de bell hooks, Matthew A. Cherry, Elizabeth Bishop, Nina Simone, Alejandra Pizarnik, Susana Thénon, Rosário Castellaños, Gloria Gervitz, Jacobo Fijman, entre outres. Autora dos livros Tambores pra n'zinga, A duração do deserto, Geografia dos ossos, Quando vieres ver um banzo cor de fogo e Sereia no copo d'água. Integra a coletiva "Pretarau": sarau das pretas e é uma das articuladoras do Sarau do B1 (Fortaleza/ CE).

 

Vanessa Passos

É escritora, professora de escrita criativa, consultora literária, pesquisadora, produtora cultural e mediadora de leitura. Doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), teve textos vencedores em diversos concursos literários e participação em várias antologias. É autora dos livros Manual de estilo e criação literária com a artesã Lygia Bojunga e Fábrica de histórias. É também idealizadora do Clube de Leitura de Escrita Literária (Clel). Atualmente, dedica-se ao Pintura das Palavras (Bookstagram e Canal do YouTube), projeto literário on-line e presencial, no qual é fundadora e ministra oficinas de Escrita Criativa e o Curso Intensivo de Escrita Literária, dá consultoria literária e promove eventos literários.