Topic outline

  • MÓDULO 01 – Porque todo negócio deve ser digital

    Introdução à Digitalização: o que a tecnologia pode fazer pela sua empresa; Cenário digital: o que é tático e o que é tendência para pequenos negócios; Exemplos de novos negócios digitais; Desafios da transformação digital: riscos e custos relacionados à transformação digital e a não-transformação; O projeto digital da sua empresa.

    • MÓDULO 02 – A Cultura da Inovação

      A criatividade e a inovação (100 ideias em 5 minutos); Criação de proposta de valor (os problemas); Experimentação e Metodologias ágeis (Scrum, Kanban e Design thinking); A construção da cultura de uma empresa; O entendimento da inovação; A incorporação efetiva da inovação no seu negócio que favorece a comunicação, transparência e colaboração; A gestão da Inovação x dia a dia.

      • MÓDULO 03 - Tecnologias habilitadoras da transformação digital

        O pensamento computacional. Oportunidades para a sua empresa com novas tecnologias como IA (Inteligência artificial), IOT (Internet das coisas), Big Data, Blockchain, realidade Virtual, realidade aumentada, Aprendizado de máquina: Definições e Aplicações; As barreiras para aplicar a Inteligência Artificial; Como aplicar a IA no seu negócio ( Criando, Comprando ou Usando uma ferramenta de terceiro).

        • MÓDULO 04 - ESG - Empresa do Século XXI

          ESG: O que é e porque o pequeno negócio já deve nascer ou crescer com essa ideia. As vantagens do ESG para os pequenos negócios. A influência do pequeno negócio no comportamento do consumidor. ESG e o impacto no mercado de Trabalho para atrair talentos. Oportunidades e Desafios na governança do pequeno negócio. As principais organizações e indicadores para validar ou orientar esta visão empresarial.

          • MÓDULO 05 – Recursos Humanos 4.0

            Desafio do RH: preparar o time para o mundo virtual; Computadores, cabos e internets – bem-vindos à equipe; CH@E e soft skils; Aprendizagem contínua & Cultura de Feedback; A força das pequenas equipes – squads; Liderança virtual – o que deve mudar no estilo dos líderes.

            • MÓDULO 06 - Administração Digital da sua Marca (Branding)

              O Branding para destacar os valores da empresa. Construindo a sua marca e a relação duradoura com seus clientes e colaboradores. Blogs, sites, email marketing, redes sociais: os canais para construir a sua marca digital. Estratégia de marca: auditoria do conteúdo online e entendimento de como sua marca é percebida. Marketing de conteúdo alinhado a sua estratégia de branding digital. “Branding analytics”: a análise das métricas para compor a estratégia de conteúdos e medir os resultados.

              • MÓDULO 07 – Marketing Digital

                Criando um canal de comunicação digital. Fundamentos do Marketing Digital Aplicados aos Pequenos Negócios; Ferramentas Tecnológicas para Impulsionar as Vendas e Encantar Clientes. Inbound e Outbound Marketing Aplicados aos Pequenos Negócios: Técnicas, Recursos e Gestão. Quais as métricas mais recomendadas para seguir de usuários, comportamento, aquisição e conversão. SEO e SEM: os otimizadores dos motores de busca. Ferramentas de criação.

                • MÓDULO 08 - Comunicação na Era Digital: potencializando recursos de home office

                  Passo a passo para utilizar Youtube e outras ferramentas gratuitas, para transmitir sua live. Sua imagem na rede, e sua rede na rede: explorando o TikTok, Instagram e outras ferramentas para pequenos negócios.

                  • MÓDULO 09 - Implantando um canal digital de vendas

                    Modelos de negócios (B2B, B2C, C2C e B2G). A importância de ter um canal comercial de qualidade. A Tecnologia da Informação Aplicada à Inteligência Comercial da Empresa: criando o modelo de negócio centrado no cliente. A excelência operacional com suporte da tecnologia integrada. Estratégias Digitais para Alcançar Metas de Crescimento em Vendas. E-Commerce e Varejo Virtual: das Transações Financeiras Aos novos Hábitos dos Consumidores que Estão Moldando o Novo Varejo. Modelos de pagamento. Após venda online (devoluções e acordos).

                    • MÓDULO 10 – Dados que geram negócios

                      Como o gerenciamento de dados pode melhorar o seu negócio. Dados como combustível. Coletando dados: outras fontes de dados além da sua empresa. Armazenamento, organização, segurança e privacidade das informações (dados) de sua empresa. Computação em Nuvem: que é, para que é usado, benefícios e barreiras; Migração para a nuvem. Segurança e privacidade na nuvem. Como usar a nuvem para construir uma aplicação de negócios.

                      • MÓDULO 11 - Ferramentas digitais para o desenvolvimento sustentável do seu negócio

                        As características a considerar ao escolher ferramentas ou soluções digitais para o seu pequeno negócio. Para cada processo, uma solução; para muitas soluções, a integração. Acompanhando a gestão do relacionamento com o cliente (Mailchimp, JotForm e Hubspot - CRM). A gestão dos projetos (Asana, Trello). A gestão do aprendizado da sua equipe (cursos, materiais, avaliação). A gestão das finanças.

                        • MÓDULO 12 - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

                          Transformação digital e LGPD: conceitos, oportunidades e desafios. O tratamento de dados na LGPD: princípios, regras, agentes e responsabilidades. 10 regras para o uso de dados pessoais. LGPD na prática: o que pequenas empresas devem fazer para obter a conformidade.