Conheça o Curso
Site: | Ambiente Virtual de Aprendizagem da Fundação Demócrito Rocha |
Curso: | Curso Livre Formação de Mediadores de Educação para Patrimônio |
Livro: | Conheça o Curso |
Impresso por: | Usuário visitante |
Data: | domingo, 22 dez 2024, 05:00 |
APRESENTAÇÃO
Segundo a definição do Art. 216 da Constituição da República Federativa do Brasil, o patrimônio cultural brasileiro constitui-se dos “bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: (I) as formas de expressão; (II) os modos de criar, fazer e viver; (III) as criações científicas, artísticas e tecnológicas; (IV) as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; (V) os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.”
O curso Formação de Mediadores de Educação para Patrimônio, em formato modular, modalidade EaD e carga horária de 160 h, é uma ação que visa a descentralização de ações formativas, expandindo para todos os distritos culturais a oferta de formação em cultura, articulando outras instituições e agentes sociais, como OSCs, coletivos, associações, academias, escolas públicas municipais, estimulando ações em espaços e equipamentos públicos. Afinal, esperamos que cada cursista seja provocado a atuar como mediador de educação patrimonial na comunidade/equipamento em que está inserido, contribuindo para que as pessoas ampliem suas possibilidades de inclusão social, por meio do acesso à informação, do diálogo, da fruição dos bens culturais e do seu exercício da cidadania, explorando as possibilidades e o potencial de conscientizar a população sobre os seus principais conceitos e de promover o sentimento de pertença, promovendo oportunidades de reflexão e aprofundamento do conhecimento a partir do seu contexto sociocultural e ambiental de seu entorno.
OBJETIVOS
Ampliar de forma democrática e descentralizada o acesso do público dos diversos territórios aos produtos, bens e serviços culturais; promover a cultura como setor estratégico para o desenvolvimento socioeconômico sustentável; fortalecer a intersetorialidade e a transversalidade da cultura; reconhecer, proteger e valorizar o patrimônio cultural do município na sua diversidade de memórias e identidades; estimular a prática social de preservação, proteção e sensibilização patrimonial nos diferentes segmentos sociais, considerando os aspectos legais, as referências culturais, a difusão e a valorização do patrimônio cultural; e promover a realização da formação básica e profissionalizante no ensino formal e informal, voltados para a qualificação de professores, em especial, mas também a artistas, gestores, educadores sociais e público em geral.CARGA HORÁRIA
A carga horária do curso é de 160 horas.PÚBLICO ESTRATÉGICO
Professores, educadores sociais, sociólogos, antropólogos, historiadores, pesquisadores, gestores e profissionais da Cultura, servidores públicos, integrantes das organizações da Sociedade Civil (OSCs) e de movimentos comunitários, profissionais do trade de Turismo, estudantes e demais interessados pelo tema.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Os conteudistas indicados serão responsáveis pela produção dos insumos que servirão de base para cada módulo.Módulo 01 - Afinal, o que é patrimônio?: conceitos e suas trajetórias.
Antonio Gilberto Ramos Nogueira
Vagner Silva Ramos Filho
Módulo 02 - Design, cidades e patrimônio.
Robledo Duarte
Módulo 03 - É pau, é pedra…: o patrimônio natural.
Lana Luiza M.F. Sales
Cristina Holanda
Módulo 04 - Arte e patrimônio.
Sandra Nancy Ramos Freire Bezerra
Módulo 05 - Saberes e formas de expressão: patrimônios de todos nós.
Rosilene Melo
Módulo 06 - A diversidade das “celebrações”: nosso patrimônio imaterial.
Emmanuel Bastos de M. Lopes
Módulo 07 - Os “lugares” e sua dimensão imaterial.
Aterlane Martins
Módulo 08 - Museus e patrimônio.
Yazid Jorge Guimarães Costa
Módulo 09 - Políticas públicas: preservação do patrimônio brasileiro.
Átila Tolentino
Módulo 10 - Turismo e Patrimônio.
Carla Vieira
Módulo 11 - Instrumentos possíveis para uma intervenção nas cidades (PARTE I).
Graciele Siqueira
Módulo 12 - Instrumentos possíveis para uma intervenção nas cidades (PARTE II).
Adson Rodrigo S. Pinheiro
CONHEÇA OS COORDENADORES E CONTEUDISTAS
RAYMUNDO NETTO
Coordenador Geral e Editorial
É jornalista, editor e autor de obras de ficção, ensaios e infantojuvenis. Seu livro de estreia é o romance Um Conto no Passado: cadeiras na calçada, ganhador do I Edital de Incentivo às Artes da Secult. Em 2016, sua obra Crônicas Absurdas de Segunda foi finalista do Prêmio Jabuti. É autor de A Casa de Todos e de Ninguém, infantojuvenil que trata de patrimônio e Centro: um coração malamado, da Coleção Pajeú da SecultFOR. Pesquisador, escreveu e organizou outras obras de ensaio sobre temas variados, como Padre Cícero: o filme e Nilto Maciel (coleção Terra Bárbara). Desde 2007 é cronista do “Caderno Vida & Arte” do jornal O POVO. Atuou como coordenador das Políticas do Livro e de Acervo da Secretaria Estadual da Cultura (Secult/CE). Foi membro do conselho curador da IX Bienal Internacional do Livro e da I Feira do Livro do Ceará em Cabo Verde. É responsável pela publicação da coleção Juvenal Galeno: Obra Completa (2010). Em 2012, recebeu a Medalha Boticário Ferreira, maior comenda da cidade de Fortaleza, pelos trabalhos realizados em prol da cultura. Nos quadrinhos, criou e produziu cartilhas educativas em quadrinhos para órgãos públicos e privados no Ceará. É autor das tiras Os FitoManos. Criou o Curso Básico de Histórias em Quadrinhos, Quadrinhos em Sala de Aula e Formação de Mediadores de Leitura, todos em EaD, pela Fundação Demócrito Rocha, sendo o primeiro ganhador do Troféu HQMIX na categoria “Grande Contribuição” (2017).
CRISTINA HOLANDA
Coordenadora de Conteúdo
Licenciada em História e mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Arqueologia Social Inclusiva pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Aluna do Curso de Estudos Avançados em Museologia, parceria entre a Associação Brasileira de Museologia (ABM) e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (UHTL-Lisboa). Atuou como professora do ensino fundamental e médio de escolas da rede pública e particular como assessora do Instituto da Memória do Povo Cearense (Imopec) e como professora de graduação e pós-graduação em institutos particulares associados à Universidade Vale do Acaraú (UVA), Faculdade Farias Brito e INTA. Trabalho u por 11 anos no Museu do Ceará como pesquisadora, professora de História do Núcleo Educativo e diretora da instituição e do Museu Sacro São José de Ribamar. Foi consultora de Planejamento e Avaliação do Programa Pontos de Memória do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Atualmente é presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte-CE.
MÓDULO 1 - AFINAL, O QUE É PATRIMÔNIO? CONCEITOS E SUAS TRAJETÓRIAS
ANTONIO GILBERTO RAMOS NOGUEIRA
Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pós-doutor no Instituto de Estudos Brasileiros (Ieb/Universidade de São Paulo) e no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (Cria/ Universidade Nova de Lisboa). Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio e Memória (GEPPM/UFC/CNPq) e do GT História e Patrimônio Cultural (ANPUH/Brasil).
VAGNER SILVA RAMOS FILHO
Doutorando em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui graduação e mestrado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É pesquisador do “Grupo de Estudo e Pesquisa em Patrimônio e Memória” - GEPPM (UFC), com inserção igualmente nos Grupos de Pesquisa “Cultura Visual, Imagem e História” (Unicamp) e “História Popular do Nordeste” (UFS). Foi professor substituto no departamento de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)/ Campus Assú. Na área de educação para o patrimônio, tem experiência em desenvol vimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão nessas diferentes instituições.
MÓDULO 2 - DESIGN, CIDADES E PATRIMÔNIO
ROBLEDO DUARTE
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Gestão Ambiental. Atuou no Programa Monumenta em Icó, como coordenador de patrimônio material da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE). É arquiteto do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Ceará, tendo como projetos e obras principais, os restauros do Cine-Theatro São Luiz e o Palácio da Abolição. É professor de Arquitetura da Faculdade Estácio de Sá, arquiteto do Iphan-CE e, atualmente, trabalha na Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
MÓDULO 3 - É PAU, É PEDRA…: O PATRIMÔNIO NATURAL
LANA LUIZA M.F. SALES
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), com especialização em Paleontologia e Geologia Histórica. É mestre em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Geologia pela UFC na área de Paleontologia e Geologia Sedimentar. Tem interesse na divulgação dos fósseis, dos dinossauros, da Paleontologia e Geologia da Bacia do Araripe, por meio da produção de literatura infantojuvenil.
CRISTINA HOLANDA
Licenciada em História e mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Arqueologia Social Inclusiva pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Aluna do Curso de Estudos Avançados em Museologia, parceria entre a Associação Brasileira de Museologia (ABM) e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (UHTL-Lisboa). Atuou como professora do ensino fundamental e médio de escolas da rede pública e particular como assessora do Instituto da Memória do Povo Cearense (Imopec) e como professora de graduação e pós-graduação em institutos particulares associados à Universidade Vale do Acaraú (UVA), Faculdade Farias Brito e INTA. Trabalho u por 11 anos no Museu do Ceará como pesquisadora, professora de História do Núcleo Educativo e diretora da instituição e do Museu Sacro São José de Ribamar. Foi consultora de Planejamento e Avaliação do Programa Pontos de Memória do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Atualmente é presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte-CE.
MÓDULO 4 - ARTE E PATRIMÔNIO
SANDRA NANCY RAMOS FREIRE BEZERRA
Doutoranda em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestra em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Teoria e Metodologia da História e em Arte Educação pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Graduada em História pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde. Professora e pró-reitora de extensão na Urca. Autora de vários trabalhos nas áreas de Artes e História. Desenvolve pesquisa sobre Xilogravura, Arte e Cultura Visual e Memória e Patrimônio Cultural. Atuou como coordenadora executiva da comissão que elaborou o Projeto e Implantou os cursos de Artes Visuais e Teatro da Urca em Barbalha-CE. Coordenou o Projeto do Registro da Festa do Pau da Bandeira de Barbalha Urca/Iphan como Patrimônio Cultural Nacional. É membro do Comitê e da Comissão de estudos para tornar a Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade.
MÓDULO 5 - SABERES E FORMAS DE EXPRESSÃO: PATRIMÔNIOS DE TODOS NÓS
ROSILENE MELO
Professora do curso de História do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande. Graduada em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre em História (UFC), doutora em Antropologia (UFRJ), pós-doutora em Estudos Brasileiros (USP). Coordenou a pesquisa de campo e redigiu o Dossiê de Registro da Literatura de Cordel como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Cultura da Universidade Federal de Campina Grande (GEPHC).
MÓDULO 6 - A DIVERSIDADE DAS “CELEBRAÇÕES”: NOSSO PATRIMÔNIO IMATERIAL
EMMANUEL BASTOS DE M. LOPES
Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutorando em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), membro do Observatório de Vulnerabilidades da Baía de Todos os Santos (OBSERVABAIA, PPGA_UFBA). Pesquisador sobre patrimônio das religiosidades afrobrasileiras, com experiência em mapeamentos, inventários sobre patrimônio cultural e acervos e coleções etnográficas. Foi professor substituto da Uece, departamento de Ciências Sociais, consultor da Prefeitura de Fortaleza e do Iphan-AL.
MÓDULO 7 - OS “LUGARES” E SUA DIMENSÃO IMATERIAL
ATERLANE MARTINS
Professor efetivo do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e coordenador de Extensão do campus de Quixadá. Historiador do patrimônio cultural. Educador de museus e centros culturais. Mestre em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História e Licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui master em Cultura da Alimentação e do Vinho pela Universidade C’a Foscari (Universitá de Venezia, Itália). Foi pesquisador-bolsista da Unesco no Programa de Especialização em Patrimônio (PEP Iphan/Unesco). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória UFC/CNPq (GEPPM). Membro da Coordenação Nacional do Grupo de Trabalho História e Patrimônio Cultural da Associação Nacional dos Profissionais de História (ANPUH).
MÓDULO 8 - MUSEUS E PATRIMÔNIO
YAZID JORGE GUIMARÃES COSTA
É historiador, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador doutorando em História na UFC e em Museologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, Portugal. Ingressou no mundo dos museus a partir do Museu do Ceará, onde estagiou, experiência que possibilitou a escrita de sua dissertação de mestrado em Memória Social (UniRio), na qual analisou os usos políticos da memória em um contexto museal.
MÓDULO 9 - POLÍTICAS PÚBLICAS: PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO BRASILEIRO
ÁTILA TOLENTINO
Graduado em Letras e especialista em Gestão de Políticas Públicas de Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia. Já atuou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), onde coordenou as ações de educação patrimonial da Casa do Patrimônio da Paraíba e assumiu a coordenação de Gestão Museológica do Departamento de Museus e Centros Culturais.
MÓDULO 10 - TURISMO E PATRIMÔNIO
CARLA VIEIRA
Historiadora licenciada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), especialista em História da Arte e mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É autora dos livros O Theatro José de Alencar do Início do Século XX: modernidade e sociabilidades (Secult, 2010) e Sociabilidade e Lazer: Fortaleza do início do século XX (Inesp, 2015). Atua nas áreas de Patrimônio e Museologia. Desde 2013 é gestora do Museu do Ceará e do Museu Sacro São José de Ribamar (Aquiraz/CE).
MÓDULO 11 - INSTRUMENTOS POSSÍVEIS PARA UMA INTERVENÇÃO NAS CIDADES (PARTE I)
GRACIELE SIQUEIRA
Museóloga formada pela Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Mestre em Museologia e Patrimônio pela UniRio em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast). Especialista em Gestão Cultural pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva). Trabalha no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará - MAUC/UFC, desde setembro de 2008, desempenhando a função de museóloga e responsável pela Divisão de Acervo. Desde julho de 2018, ocupa a função de diretora do MAUC/UFC.
MÓDULO 12 - INSTRUMENTOS POSSÍVEIS PARA UMA INTERVENÇÃO NAS CIDADES (PARTE II)
ADSON RODRIGO S. PINHEIRO
Doutorando em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão e Políticas Culturais da Universidade de Girona (Espanha), em colaboração com o Observatório Itaú Cultural – São Paulo, e possui MBA em Gestão Cultural pela Universidade Vale do Acaraú (Uva). É especialista em Arqueologia Social Inclusiva pela Urca e especialista em Políticas Culturais de Base Comunitária pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO) – programa IberCultura Viva, com sede na Argentina. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Patrimônio e Memória (GEPPM/UFC) e membro associado do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos-BRASIL). Atuou como gerente da Célula de Gestão em Pesquisa e Educação Patrimonial da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.Declaração (opcional)
A Declaração digital (de inscrito ou de aprovado) será concedida mediante solicitação por e-mail.
Deverá ser realizado um depósito bancário, em favor da FDR, no valor de R$ 5,00 (cinco reais) por declaração e em seguida enviado para o e-mail cursolivre@fdr.org.br o comprovante do depósito, identificando o cursista com nome, CPF e o nome do curso.
A declaração digital será enviada para o e-mail informado em até 48 horas contados a partir da data de solicitação.
Dados bancários: Banco Bradesco, Agência 2367-1, C/C 10539-2
Temos a opção de Pix também:
Banco do Brasil
Titular: Fundação Demócrito Rocha
PIX: 07.663.719/0001-51
PROVA ON-LINE
A PROVA ON-LINE estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conforme o calendário do curso.
Dentro deste período, você terá 3 (três) tentativas com tempo livre, que poderão ser realizadas em dias e horários diferentes. A cada tentativa é uma prova diferente. Ficará registrada a nota mais alta das tentativas.
Terá direito ao certificado de extensão (160h) o aluno que obtiver nota igual ou superior a 6,0 na prova on-line.CERTIFICADO
Terá direito ao Certificado de curso livre (160h), emitido pela Fundação Demócrito Rocha (FDR), quem obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis) na prova on-line que será realizada ao final do curso.
Após o período de prova, o certificado será disponibilizado gratuitamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para impressão pelo aluno(a).