Conheça o Curso

Site: Ambiente Virtual de Aprendizagem da Fundação Demócrito Rocha
Curso: Curso Livre Quadrinhos em Sala de Aula (2ª Edição)
Livro: Conheça o Curso
Impresso por: Usuário visitante
Data: sábado, 21 dez 2024, 22:22

Apresentação



É um pássaro? É um avião? Não, é a segunda edição do curso Quadrinhos em Sala de Aula: estratégias, instrumentos e aplicações, da Universidade Aberta do Nordeste (Uane) da Fundação Demócrito Rocha (FDR). A primeira edição foi elaborada em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza e apoio da Universidade Federal do Ceará.


Com 160h, na modalidade de ensino a distância (EaD), o curso é LIVRE e aberto a todo o país, com o objetivo de fornecer aos profissionais da educação, quadrinistas, pesquisadores e interessados pelo tema subsídios para, conhecendo todos os principais elementos da linguagem, particularidades e recursos dos quadrinhos, poder explorar adequadamente as suas possibilidades, introduzindo-os na sua prática didática, enriquecendo, dinamizando e otimizando o processo de ensino-aprendizagem. E mais: democratizando o acesso a conteúdos que, por meios comuns, não seriam atraentes nem conquistariam outros públicos com menos fluência leitora, além de estimular o seu raciocínio crítico, criatividade e a imaginação.


Para isso, trazemos a você 12 fascículos, 12 videoaulas, 12 radioaulas (em podcasts no AVA), 4 webconferências (gravadas), exercícios, conteúdo extra e muito, muito mais. E, ao final, a sua certificação de curso livre pela Fundação Demócrito Rocha.


Você é nosso convidado para, com a ajuda de nossos amiguinhos Kim, Igor, Lena e o misterioso Capitão Fraude, nos reunirmos, ensinarmos e aprendermos juntos em nossa sala de aula virtual (AVA).


Curta, compartilhe, divulgue e inscreva-se já:


CLIQUE AQUI

 

Raymundo Netto

Coordenação Geral

O que é um curso livre?


Os cursos livres fazem parte da modalidade de Educação Profissional e têm base legal no Decreto nº 5.154/04 e na Portaria Nº 008/02.

Não precisam de reconhecimento do Ministério da Educação, que se ocupa apenas dos cursos com carga horária acima de 360h.

Os cursos livres têm autonomia para escolher duração e cargas horárias variáveis e não exige comprovação de escolaridade anterior, ampliando o público de acesso.

Os certificados de conclusão do curso são emitidos pelas próprias instituições que oferecem os cursos, o que não quer dizer que essas instituições devam dispensar os critérios acadêmicos utilizados nas modalidades da educação superior.

A Universidade Aberta do Nordeste da Fundação Demócrito Rocha tem 36 anos de atuação em Educação a Distância, sendo reconhecida pela sua atuação em todos os estados brasileiros, reunindo mais de UM MILHÃO de cursistas até então.


Objetivo do Curso


Fomentar, instrumentalizar e nortear o uso adequado das histórias em quadrinhos (narrativas sequenciais) na rotina e prática educacional de salas de aula, disponibilizando ferramentas e estratégias para sua efetiva e apropriada aplicação, incentivando a leitura, a produção e a fruição em quadrinhos, o gosto pela leitura e a maior fixação dos conhecimentos disponibilizados em sala de aula, além de ampliar a geração de trabalho e renda dos profissionais do referido segmento.


Público Estratégico


Professores do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas, educadores, quadrinistas, editores, pesquisadores, estudantes, interessados pelo tema e outros seres com poderes mentais.


Carga Horária


A carga horária do curso é de 160 horas.


Conteúdo Programático


O curso livre QUADRINHOS EM SALA DE AULA (2ª Edição) possui 12 (doze) módulos, onde cada módulo é composto por um fascículo (em formato digital e em PDF), uma videoaula, uma radioaula (podcast), um vídeo extra, uma biblioteca virtual com conteúdos complementares e um questionário de exercícios, entre outros.


Abaixo estão listados os conteúdos abordados em cada um dos módulos:


Módulo 1 - As HQ's e a Escola


Módulo 2 - HQ's: mídia parceira da pedagogia e do currículo


Módulo 3 - A Linguagem dos Quadrinhos


Módulo 4 - A Arte dos Quadrinhos


Módulo 5 - Os Quadrinhos no Contexto Digital: webcomics, HQtrônicas e HQs transmídias


Módulo 6 - Tiras em Quadrinhos


Módulo 7 - Charges e Cartuns


Módulo 8 - A Irreverência do Mangá e Animê em Sala de Aula


Módulo 9 - Revistas em Quadrinhos, Álbuns e Graphic Novels em Sala de Aula


Módulo 10 - Uso e Aplicação de Fanzines de Quadrinhos em Sala de Aula


Módulo 11 - Literatura em Quadrinhos


Módulo 12 - Uso dos Quadrinhos no Ensino da Cultura Negra

Antologia HQ: quadrinhos em sala de aula


Antologia HQ: quadrinhos para sala de aula (ver capa ao lado) é uma coletânea de quadrinhos em variados formatos e estilos, reunidos com o propósito de provocar e divertir, mas também de orientar a identificação de repertório para a adequada utilização dos professores em suas atividades pedagógicas.

Você pode comprá-la para acrescentar aos seus conhecimentos sobre este tema clicando no link abaixo.

Clique aqui para adquirir a Antologia HQ: quadrinhos em sala de aula




Coordenadores


Raymundo Netto

Coordenador Geral e Editorial

É jornalista, editor e autor de obras de ficção, ensaios e infantojuvenis. Em 2016, sua obra Crônicas Absurdas de Segunda foi finalista do Prêmio Jabuti. Desde 2007 é cronista do “Caderno Vida & Arte” do jornal O POVO. Atuou como coordenador das Políticas do Livro e de Acervo da Secretaria Estadual da Cultura (Secult/CE), criando o primeiro prêmio específico para o segmento de quadrinhos no Ceará: Prêmio Luís Sá (2010). Foi membro do conselho curador da IX Bienal Internacional do Livro e da I Feira do Livro do Ceará em Cabo Verde. Em 2012, recebeu a Medalha Boticário Ferreira, maior comenda da cidade de Fortaleza, pelos trabalhos realizados em prol da cultura. Nos quadrinhos, criou e produziu cartilhas educativas em quadrinhos para órgãos públicos e privados no Ceará. Foi o ganhador do concurso de roteiro da revista Oscarzinho, da Mythos Editora (RJ) em parceria com a Pênalti (1997). É autor das tiras Os FitoManos. Criou o Curso Básico de Histórias em Quadrinhos (EaD), pela Fundação Demócrito Rocha, ganhador do Troféu HQMIX na categoria “Grande Contribuição” (2017).



WALDOMIRO VERGUEIRO

Coordenador de Conteúdo

e Autor do Fascículo 1

É graduado em Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É professor titular sênior do Departamento de Informação e Cultura da ECA. Fundador e coordenador do Observatório de Histórias e, Quadrinhos (ECA-USP), membro do Conselho Consultivo e colaborador do periódico especializado International Journal of Comic Art. Organizador das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. Autor e organizador de diversos livros sobre histórias em quadrinhos, em 2007 ganhou o Troféu HQMIX na categoria "Melhor Livro Teórico" com O Tico-Tico: centenário da primeira revista de quadrinhos do Brasil (co-organizado por Roberto Elísio dos Santos). Dedicou-se especialmente à discussão da aplicação de quadrinhos no ensino, temática sobre a qual organizou os livros Como usar histórias em quadrinhos na sala de aula, atualmente em sua 3ª edição, e Quadrinhos e Educação: da rejeição à prática, além de colaborar com capítulos em vários livros e orientar pesquisas de mestrado e doutorado sobre o tema. Escreveu dezenas de artigos sobre histórias em quadrinhos, publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior.


Autores/Conteudistas


CLÁUDIA SALES

Autora do Fascículo 2

É graduada em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e em Pedagogia, pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente, atua como professora de Projeto Arquitetônico nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Católica (Unicatólica), em Quixadá – CE  e Centro Universitário Estácio Centro, em Fortaleza-CE. É mestre e doutora em Educação Brasileira, pela UFC.  Concluiu o pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (Uece), estudando o uso das histórias em quadrinhos no Ensino Superior e a formação de professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo de Fortaleza.


DANIEL BRANDÃO

Autor do Fascículo 3

É graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É quadrinista, ilustrador, arte-educador e empresário. Direcionou suas atividades profissionais ao desenho artístico e aos quadrinhos, tendo cursado a Joe Kubert School of Cartooning and Graphic Arts, em Nova Jersei (EUA). Ganhador de três prêmios HQMix pela publicação Manicomics, trabalhou com diversas editoras, revistas, personagens e empresas nacionais e internacionais, tais como DC Comics, Marvel, Dark Horse, Abril e Maurício de Sousa Produções. Criador dos personagens Liz, Sebastião e Cariawara, possui um estúdio próprio em Fortaleza, Ceará (Estúdio Daniel Brandão) onde oferece cursos de desenho, quadrinhos e mangás, entre outros. Publica diariamente tiras de quadrinhos no caderno Vida & Arte do jornal O POVO.

 


WEAVER LIMA

Autor do Fascículo 4

É artista, curador independente e produtor Cultural. Iniciou no meio artístico no Seres Urbanos (1991-1998), grupo que editou uma série de fanzines que se tornaram referência no meio alternativo brasileiro. Em 2008, criou a Monstra, com o objetivo de produzir projetos culturais. Enquanto curador, realizou: Luiz Sá 100 anos (2007), Mendez, o mestre da caricatura (2008), Monstra Comix (2009), HQ CE (2010), exposição permanente para a Gibiteca de Fortaleza, Desenhomatic LTDA - Jaca & Zimbres (2012), Seres Urbanos (2015), RASTRO (2016), Arquivo Nirez (2017). É autor de Editor e Produtor de Fanzines, título da Coleção Economia Criativa do Instituto Albanisa Sarasate com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.


PAULO AMOREIRA

Autor do Fascículo 5

Atua profissionalmente há mais de 30 anos, produzindo narrativas criativas comerciais e autorais para múltiplas plataformas, com ênfase nas artes visuais (quadrinhos e ilustração, fotografia, audiovisual, instalações), arte digital (ambientes interativos e multimídia) e escrita criativa (romance, poesia, conto, crônica e dramaturgia). Estudou Cinema e Dramaturgia e é pesquisador de produção multimídia e gamificação. Atuou como publicitário e gestor cultural. Criou os editais de Mídias Digitais e o Prêmio Ricardo Rosas de Arte e Cultura Digital da Prefeitura de Fortaleza. Criou o projeto da Gibiteca de Fortaleza e do Laboratório de Mídias Interativas da Vila das Artes e foi um dos produtores responsáveis pelas mostras contemporâneas de fotografia e artes visuais “deVERcidade” (2003, 2004 e 2005). Foi conselheiro de arte digital do Conselho Nacional de Política Cultural e conselheiro de arte e cultura digital do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará. É diretor executivo da Associação Cearense de Desenvolvedores de Jogos (Ascende Jogos) e sócio-designer de experiência e diretor de transmídia da Malemolências Narrativas Criativas.


PAULO RAMOS

Autor do Fascículo 6

É professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo, onde coordena o Grupo de Pesquisa sobre Quadrinhos (Grupesq). Integra o Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e é um dos organizadores das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. É autor de vários livros e artigos sobre histórias em quadrinhos.


ROZINALDO ANTONIO MIANI

Autor do Fascículo 7

É graduado em Comunicação Social/Jornalismo e História. Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Campus Assis). Pós-doutor pela ECA/USP (Fundação Araucária), professor do Departamento de Comunicação e do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR) e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular (CNPq). Desenvolve pesquisas sobre charge e cartum, comunicação popular e comunitária e mundo do trabalho.


SONIA BIBE LUYTEN

Autora do Fascículo 8

é doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo.  Foi professora do Departamento de Jornalismo e Comunicações da ECA/USP, professora convidada da Universidade de Estudos Estrangeiros de Osaka e Tóquio (Japão), da Universidade Real de Utrecht (Holanda) e da Universidade de Poitiers. Foi professora do primeiro curso universitário de Histórias em Quadrinhos no Brasil, com início em 1972 na ECA/USP e criadora do primeiro núcleo de estudos sobre mangá no Brasil, na década de 1970 na ECA/USP. Autora de centenas de artigos e vários livros. Atualmente, é presidente da comissão de teses do Troféu HQMIX.


ROBERTO ELÍSIO DOS SANTOS

Autor do Fascículo 9

É graduado em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, com mestrado em Comunicação Social, pela Universidade Metodista de São Paulo, e doutorado em Ciências da Comunicação, pela USP. Atua como professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e pesquisador na área de histórias em quadrinhos. É vice-coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Em 2007, recebeu o Troféu HQMIX na categoria “Melhor Livro Teórico” com O Tico-Tico: centenário da primeira revista de quadrinhos do Brasil (co-organizado por Waldomiro Vergueiro).



GAZY ANDRAUS

Autor do Fascículo 10

É doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Artes pela (Unesp) e licenciado em Educação Artística pela (FAAP-SP). É pós-doutorando pela PPGACV da FAV-UFG, modalidade PNPD, bolsista da Capes, membro do Observatório de HQ (USP) e da Associação dos Pesquisadores em Arte Sequencial (Aspas), além de ser autor de HQs e fanzines de temática fantástico-filosófica. Como pesquisador, participa em diversos livros e trabalha em eventos acadêmicos, coorganizando e apresentando artigos em congressos nacionais e internacionais, como o das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos da USP, Aspas, entre outros. Tem publicados Sket chbook (2017) e o álbum de quadrinhos Homo Eternus (2017).




RENATA FARHAT

Autora do Fascículo 11

É jornalista, mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Publicou textos jornalísticos e os literários Amigagem (2009) e Inveja (2010). Criou e dirige há 25 anos a Editora Peirópolis, em que editou mais de 500 títulos. Como pesquisadora, dedica-se à história do livro, à criação das figuras do autor e do editor e às adaptações literárias para quadrinhos.






NOBU CHINEN

Autor do Fascículo 12

É publicitário e professor universitário. Atuou como docente na Universidade São Judas Tadeu, na Universidade de São Paulo e nas Faculdades Oswaldo Cruz. É pós-graduado em Docência para Ensino Superior pela Faculdade Oswaldo Cruz e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Pesquisador membro do Observatório de Histórias em Quadrinhos, autor de livros corporativos e de obras teóricas sobre design gráfico, comunicação e histórias em quadrinhos, entre os quais Linguagem HQ: conceitos básicos (2011) e Linguagem Mangá: conceitos básicos (2013), pela Editora Criativo. É coorganizador das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos.








Ilustrações (Máster)


CRISTIANO LOPEZ é desenhista, Ilustrador e quadrinista. É desenhista-projetista do Núcleo de Ensino a Distância da Universidade de Fortaleza e ilustrador e chargista freelancer para o jornal Agrovalor, revista Ponto Empresarial (Sescap-CE) e Editora do Brasil.

Declaração


A Declaração (de inscrito ou de aprovado) será concedida mediante a solicitação por e-mail.

Deverá ser realizado um depósito bancário, em favor da FDR, no valor de R$ 5,00 (cinco reais) por declaração e em seguida enviado para o e-mail cursolivre@fdr.org.br  o comprovante do depósito, identificando o cursista com nome, CPF e o nome do curso.

A declaração digital será enviada para o e-mail informado em até 48 horas contados a partir da data de solicitação.

Dados bancários: Banco Bradesco, Agência 2367-1, C/C 10539-2.

Temos a opção de Pix também:

Banco do Brasil

Titular: Fundação Demócrito Rocha

PIX: 07.663.719/0001-51



PROVA ON-LINE


Prova Online estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Após data de inscrição, o aluno terá até 120 dias para concluir seus estudos e realizar sua prova online. São duas tentativas com tempo, que poderão ser realizadas em dias e horários diferentes, dentro do período destacado acima.

A cada tentativa é uma prova diferente e ficará registrada a nota mais alta das tentativas. Para obter aprovação, o(a) aluno(a) deverá obter nota igual ou superior a 6,0 na prova.

Atenção: Terá direito ao certificado (160 h) o aluno que obtiver nota igual ou superior a 6,0 na prova on-line.


Certificação


Terá direito ao Certificado de curso livre (160h), emitido pela Fundação Demócrito Rocha (FDR), quem obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis) na prova on-line que será realizada ao final do curso.

Após o período de prova, o certificado será disponibilizado gratuitamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para impressão pelo aluno(a).