CONHEÇA O CURSO

Site: Ambiente Virtual de Aprendizagem da Fundação Demócrito Rocha
Curso: Curso Livre Inclusão Social Através do Esporte
Livro: CONHEÇA O CURSO
Impresso por: Usuário visitante
Data: quarta, 23 out 2024, 01:28

1. Apresentação



O curso Inclusão social através do esporte nasce da inspiração e sensibilidade própria da palavra incluir como expressão de humanidade. O esporte é reconhecido como fenômeno plural e agregador capaz de agir como um facilitador importante do desenvolvimento humano e unificador dos povos para uma cultura de paz. 

Todos esses aspectos positivos se amparam em politicas afirmativas e documentos internacionais, como o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) que afirma a Importância do esporte para a ampliação de atitudes e comportamentos em prol da igualdade de gênero, da promoção da inclusão e da superação de todas as formas de discriminação; A Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Art. 30) que define que os Estados-partes tomarão medidas apropriadas para incentivar e promover a maior participação possível das pessoas com deficiência nas atividades esportivas comuns, em todos os níveis; No Brasil, como lei, o Estatuto da Juventude é afirmativo ao declarar o direito ao esporte e ao acesso a equipamentos comunitários, socializadores e inclusivos, considerando os mais diversos aspectos educacionais, sociais e culturais. 

Nesse contexto de oportunidades é preciso pensar a utilização do esporte como ferramenta base para o desenvolvimento humano, tendo esse aspecto o imperativo inclusivo para que atinja os objetivos educativos. Portanto, para o êxito na aprendizagem dos esportes os profissionais de Educação Física apresentam parâmetros de qualidade e intencionalidade nas metodologias de ensino, considerando aspectos que se concretizam na inclusão de todos o tempo todo e de todas as formas.

Pensando na perspectiva de inovação, o curso traz como objetivo a capacitação dos profissionais de Educação Física para atuarem como facilitadores do processo de aprendizagem do esporte. Estes consideram o fenômeno como experiência unificadora de dimensões biológicas, físicas, motoras, lúdicas, corporais, técnicas e táticas, culturais, psicológicas, sociais e afetivas, visando o desenvolvimento inclusivo de competências para todos os aprendizes do esporte, em especial as pessoas com deficiência. Diante do contexto e demanda de interesse pelo tema, ampliamos o acesso à participação para os estudantes de Educação Física; Diretores e coordenadores pedagógicos das escolas; Gestores públicos e a sociedade civil de maneira geral com interesse pelo tema.

Pensando e democratizando o acesso ao conhecimento, o curso será desenvolvido na modalidade de Ensino à Distância, em 12 fascículos, 12 vídeoaulas e 12 podcasts, com carga horária total de 140 horas aula. Além de conteúdos complementares através de dois webinários. Esse formato possibilitou uma abordagem multidisciplinar da inclusão, tendo efetivamente como proposta gerar conhecimentos que assegurem uma intervenção profissional segura e eficaz.

As temáticas definidas para o alcance dos objetivos pedagógicos abordarão temáticas como: Prática esportiva para pessoas com deficiência: legislação, normas e fiscalização no Brasil; O profissional de Educação Física como agente de inclusão pelo esporte; Atividade física versus esportes de alto rendimento: diferenças, características, e aplicabilidade para pessoas com deficiência; Práticas inclusivas na escola: atribuições da educação física; Identificação e enfrentamento das barreiras físicas e culturais para a acessibilidade, dentre outras de igual importância.

Certamente o curso apresentará uma experiência inigualável aos participantes trazendo para o centro das discussões a problemática da inclusão social pelo esporte. Apresentaremos um olhar para além da pessoa com deficiência, assumindo de forma responsável o compromisso para que jovens que frequentam as aulas de educação física ou participam de programas sociais, aprendam a conhecer, a gostar e a praticar o esporte com seus inúmeros benefícios para usufruto ao longo da vida.

2. Objetivo

Capacitar, sensibilizar e mobilizar profissionais e estudantes da educação física, líderes comunitários, diretores de escola, coordenadores pedagógicos, pesquisadores, gestores públicos envolvidos com o tema e sociedade em geral a atuarem como agentes facilitadores e de monitoramento do processo de ensino-aprendizagem do esporte enquanto experiência corporal, lúdica, emocional e social, inclusive para pessoas com deficiência.

3. Carga Horária

A carga horária do curso é de 140 horas.

4. Público estratégico

Profissionais e estudantes de educação física, líderes comunitários envolvidos com a prática esportiva, diretores e coordenadores pedagógicos interessados em aplicar os conceitos do esporte inclusivo nas escolas onde atuam, gestores públicos envolvidos com o esporte.

5. Conteúdo programático


MÓDULO 1: Princípios da Prática Esportiva Inclusiva.

Ementa: O esporte como fator e ferramenta eficaz para o desenvolvimento humano; Princípios inclusivos para objetivos educativos em parâmetros de qualidade e intencionalidade na aprendizagem dos esportes para a pessoa com deficiência ou baixa literacia física; O esporte na aquisição de conhecimentos, habilidades e competências atlético-motora, acadêmica e socioemocional; Capacitando as pessoas para praticar o esporte de forma inclusiva, autônoma e regular; Estilos de vida ativo e impactos nas atividades socialmente relevantes no lazer e treinamento; Valores humanos, fair play e cultura de paz para inclusão pelo esporte.


MÓDULO 2: Prática esportiva para pessoas com deficiência: legislação, normas e fiscalização no Brasil.

Ementa: Apresentação e análise da prática esportiva para pessoas com deficiência em uma perspectiva da inclusão segundo aspectos sociais, culturais, econômicos e educacionais; Legislação, normas e fiscalização para o fomento, desenvolvimento, gerenciamento e avaliação das práticas desportivas formais e não formais para pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual e mental no Brasil.


MÓDULO 3: O profissional de Educação Física como agente de inclusão pelo esporte.

Ementa: Processo histórico formativo do Profissional de Educação Física numa perspectiva inclusiva; Desafios e dificuldades dos profissionais de educação física no processo de inclusão social por meio das práticas esportivas em diversos ambientes; Impacto das ações esportivas inclusivas na vida dos profissionais de educação e tríade de relação pedagógica (professor-aluno-comunidade).


MÓDULO 4: Atividade física versus esportes de alto rendimento: diferenças, características, e aplicabilidade para pessoas com deficiência.

Ementa: Aspectos inerentes a atividade física e esporte de rendimento adaptados e inclusivos para a pessoa com deficiência e necessidades especiais; Processo social e histórico da deficiência; implicações neurofisiológicas, patológicas e disfunções orgânicas e traumáticas; considerações físico-motoras, sensoriais, mentais e psicoafetivas. Efetivação da participação da pessoa com deficiência nas diversas atividades esportivas e recreativas, no contexto escolar e em outros segmentos da sociedade em condição inclusiva para o desenvolvimento de potencialidades.


MÓDULO 5: Esporte adaptado como ferramenta para o protagonismo e transformação social.

Ementa: Histórico e evolução dos esportes adaptados: caracterização, concepções, modalidades e benefícios aos participantes. Contribuição do esporte adaptado no processo de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.


MÓDULO 6: Práticas inclusivas na escola: atribuições da educação física.

Ementa: Potencialidades da Educação Física Escolar enquanto componente curricular obrigatório; Conceituação da inclusão nos espaços escolares por intermédio da disciplina de Educação Física e do Esporte da escola; Diferenciação Educação Física adaptada x Educação Física inclusiva; Recomendações de modelos de práticas para o processo de ensino-aprendizagem do esporte com viés inclusivo; Reflexões sobre possibilidades inclusivas e educação de qualidade; Práticas experimentais pela Educação Somática como proposta de inclusão nas práticas esportivas.


MÓDULO 7: Educação inclusiva para o esporte: modelos de ensino e estratégias pedagógicas.

Ementa: Conceitos e abrangência dos temas de Educação Inclusiva e Esporte Inclusivo. A relevância social, educacional e política do esporte inclusivo na performance motora e na aptidão física relacionada a saúde. Princípios e orientações sobre Educação Inclusiva nos documentos oficiais e nas boas práticas da literatura acadêmica. Estilos de ensino convergentes e divergentes para o Esporte Inclusivo. Modelos e estratégias de ensino, inclusive o MARE (Modelo Ativo e Reflexivo de Ensino) para o Esporte Inclusivo. Práticas e instrumentos de avaliação como estratégia pedagógica inclusiva no Esporte.


MÓDULO 8: Identificação e enfrentamento das barreiras físicas e culturais para a acessibilidade.

Ementa: Legislação e marco legal da acessibilidade; Identificação das principais barreiras físicas, acessibilidade, desenho universal e adaptação razoável; Identificação das principais barreiras culturais e atitudinais; Mobilidade e autonomia; Como enfrentar as principais barreiras impostas pelo meio em que se vive; Prática esportiva e acessibilidade.


MÓDULO 9: Tecnologia Assistiva para a inclusão e autonomia da pessoa com deficiência.

Ementa: Propiciar conhecimentos teóricos (conceito e categorias de TA) para profissionais da Educação Física a fim de que se apropriem da utilização das tecnologias assistivas visando à participação social e à autonomia das pessoas com deficiência em seu processo de inclusão.


MÓDULO 10: Políticas públicas para inclusão e educação pelo esporte.

Ementa: Conceitos sobre Políticas Públicas. Definição sobre Políticas Públicas para a Inclusão. Processo histórico das Políticas Públicas na Educação e pelo Esporte. Desafios das Políticas Públicas na Educação e pelo Esporte para Inclusão. Impactos das Políticas Públicas para Inclusão através da Educação e pelo Esporte.


MÓDULO 11: Fundamentos da ação do gestor de esporte para a educação inclusiva.

Ementa: Potencialidades as ações inclusivas por meio do esporte; Conceituação da inclusão através do esporte e as noções básicas das normas vigentes; Conceituação de gestão e o papel do gestor na inclusão através do esporte; Ações de gestão com vistas a melhorar a inclusão através do esporte.


MÓDULO 12: Estudo de casos: apresentação e análise de casos de sucesso no esporte inclusivo.

Ementa: Apresentar casos de sucesso no esporte inclusivo: esporte participação, esporte educacional, esporte alto rendimento e reabilitação através do esporte; na visão do aluno / atleta , Profissional de Educação Física e da família. Analisar o processo inclusivo de pessoas com deficiência nos ambientes esportivos, por intermédio da metodologia utilizada, relações sociais estruturadas, acessibilidade aos diversos ambientes e participação efetiva nas atividades esportivas. O esporte inclusivo como meio para romper as barreiras de acessibilidade.

6. Conheça os coordenadores e conteudistas


RICARDO CATUNDA

Coordenador de conteúdo e autor do módulo 01

Doutor em Ciências da Educação na Universidade de Lisboa; Pós-Doutor em Educação para a Saúde pelo Centro de Estudos de Educação e Promoção da Saúde da Universidade de Lisboa, Portugal; Mestre em Educação e Saúde pela Universidade de Fortaleza; Licenciado em Educação Física; Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará; Líder do Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (NIAFE); Conselheiro Membro fundador e Presidente da Comissão de Educação Física Escolar do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).


WELLINGTON GOMES FEITOSA

Autor do módulo 2

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS com tese sobre Desempenho biomecânico e fisiológico de nadadores paralímpicos. Mestre em Ciências do Desporto na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro com Revalidação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB; Especialista em em Fisiologia e biomecânica dos movimentos, Ensino de Educação Física e em Personal Training. Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará. Experiência na área de Educação formal (escolas) e não formal (academias, clubes, etc.). Trabalha na Universidade Estadual do Ceará, na qual ministra disciplinas como: Natação, Musculação, Biomecânica e Voleibol.


CARLA SAMYA NOGUEIRA FALCÃO

Coautora do módulo 3

Profissional de Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Especialista em Gestão em Saúde pela UNILAB, Especialista em Orientação e Mobilidade pela IFCE, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceara (UECE).Membro da Comissão de Esportes do Cref5,

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE). Membro do Grupo de Estudos em Educação Física e Desporto Adaptado(GEFDA/UFC).Treinadora da equipe de Vôlei Sentado da Associação D’Eficiência Superando Limites (ADESUL).




DAVID XAVIER DOS SANTOS

Coautor do módulo 3

Graduado em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Pós graduado em Educação Física Adaptada à Inclusão - Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Atualmente técnico da seleção brasileira de futebol em cadeira de rodas motorizadas; técnico da equipe de futebol de 5 ADESUL (Associação D'Eficiência Superando Limites).




ADRIANO CÉSAR CARNEIRO LOUREIRO

Coautor do módulo 4

Profissional de Educação Física pela Universidade de Fortaleza. Mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará. Doutorado em Biologia/Fisiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Membro da Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico Brasileiro.


WELTON DANIEL NOGUEIRA GODINHO

Coautor do módulo 4

Possui graduação em Educação Física (UECE/2005), Doutorando em Ciências Fisiológicas (ISCB/UECE), Mestre em ciências Fisiológicas (ISCB/2017), Especialista em Treinamento de Força (UECE/2017), Especialista em Fisiologia e biomecânica do Exercício (FIC/ 2007). Atualmente é Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis), Filiado ao ACSM (American College of Sport Medicine), professor celetista da Faculdade do Vale do Jaguaribe e auxiliar do Centro Universitário Unifanor, Membro da Comissão de Saúde do Cref5, possui linha de pesquisa em doenças neurodegenerativas, Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força, autor de livro e artigos relacionados aos referidos temas.




MÁRIO ANTÔNIO DE MOURA SIMIM

Autor do módulo 5

Doutor em Ciências do Esporte (UFMG), mestre em Educação Física (UFTM), especialista em Esportes e atividades físicas inclusivas para pessoas com deficiência (UFJF) e graduado em Educação Física (Uni-BH). Professor Adjunto no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará, auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Futebol para Amputados, membro pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira/CPB e coordenador do Grupo de Estudos em Educação Física e Desporto Adaptado (GEFDA/UFC).


ANA LUISA BATISTA SANTOS

Coautora do módulo 6

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) com graduação sanduíche em Indiana  University (IN) – Estados Unidos. Mestra em Saúde Coletiva (UECE). Mestra em Engenharia Aeronaútica e Mecânica (ITA). Professora do Instituto Federal do Maranhão. Coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade do Vale do Jaguaribe.




JOSÉ JANDER TEIXEIRA DE OLIVEIRA

Coautora do módulo 6

Licenciado Pleno em Educação Física; Licenciado Pleno em Dança; Especialista em Educação Física no Ensino Básico; Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação – UECE; Professor da Prefeitura Municipal de Fortaleza; Pesquisador do Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (NIAFE).





MATHEUS PONTES LOPES

Coautor do módulo 6

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); docente da Educação Básica; Integrante do Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (NIAFE).








JOSÉ AIRTON DE FREITAS PONTES JUNIOR

Coautor do módulo 7

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho, Portugal, e Pós-Doutorado em Educação, linha de Políticas e Gestão Educacional, pela Universidade Federal do Acre. Professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará, vinculado ao curso Licenciatura em Educação Física, ao Mestrado Profissional Ensino na Saúde (CMEPES/UECE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Líder do grupo de pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Grupo IMPA/CNPq). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Tem desenvolvido estudos e pesquisas em Avaliação Educacional.


LIVIA MARQUES QUIXADÁ

Coautora do módulo 7

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), cursando Especialização em Educação Física Escolar (UECE) e professora pesquisadora integrante do Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (NIAFE - UECE). Atuação em escolas nos níveis infantil e fundamental com Educação Física e com ensino de Karatê. Possui pesquisas e trabalhos realizados apresentados em eventos na área de Educação Física Escolar, Atividade Física e Saúde.



HELVIO FELICIANO MOREIRA

Coautor do módulo 8

Professor de Educação Física pela UFMG; Professor da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte; Especialista em Esportes Adaptados pela UFU.





REGINA HELENA TAHIM SOUZA NEIVA

Coautora do módulo 8

Servidora pública estadual da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos - SPS do Estado do Ceará, Graduada em administração pela UNIFOR e Mestra em ciências jurídicas pela Universidade Americana; atualmente dirigindo o Centro de Profissionalização Inclusiva para Pessoas com Deficiência – CEPID.




RUTH DA SILVA LIMA

Coautora do módulo 9

Profissional de Educação Física, pela Universidade Estadual do Ceará; Professora Efetiva do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza; Técnica de Bocha Paralímpica da ADESUL; Técnica em Orientação e Mobilidade; Especialista em Educação Física para Grupos Especiais pela Faculdades do Nordeste; Especialista em Educação Inclusiva e Práticas Pedagógicas em AEE, pela Faculdade do Maciço de Baturité.




ANA LUCIA SILVA FARIAS

Coautora do módulo 9

Graduada em Letras/Português-Literatura, pela UECE; Especialista em Literatura Brasileira; Especialista em Neuropsicopedagogia (em curso); Professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Ceará - AEE e formação de professores; Professora de Língua portuguesa - rede particular de ensino; Conhecimento em Libras e em Braille.





ANAXÁGORAS MAIA GIRÃO

Coautor do módulo 9

Engenheiro Eletricista, pela UFC; Especialista em Arquitetura de Computadores; Professor/Pesquisador do IFCE campus Fortaleza. Coordena o Laboratório de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento em Automação (LAPADA), que tem foco no desenvolvimento de Tecnologias Assistivas voltadas à pessoas cegas. Entre os produtos desenvolvidos na área podemos citar: o mouse braille (Portáctil), a cella braille aumentada para alfabetização em braille (EdukBraille), a reglete digital, o flanelógrafo braille e a impressora braille. É também Diretor Presidente do Instituto Iracema de Pesquisa e Inovação.



IZABELI SALES MATOS

Coautora do módulo 9

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Educadora Física pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Federal do Ceará (UFC); em Formação de Professores na Área da Deficiência Visual pela Sociedade de Assistência aos Cegos; em Psicomotricidade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); e em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente da Associação de Cegos do Estado do Ceará (ACEC), no AEE e Orientação e Mobilidade. Docente do curso de Especialização em Orientação e Mobilidade do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), e do curso de Especialização em Orientação e Mobilidade pela Faculdade ALPHA (Recife - PE).


CELINA SOUSA GONTIJO

Coautora do módulo 10

Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). Pós–graduada em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (2007). Pósgraduada em Gestão do Trabalho Pedagógico (Supervisão, Orientação, Inspeção e ADM) pelo Instituto Alfa (2016). Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento do Esporte Escolar da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (2009-2018). Interlocutora da parceria estabelecida para execução dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG (2007-2021). Interlocutora da parceria com o Instituto Península / Programa Impulsiona para formação continuada de professores de Educação Física (2016-2019). Instituto Superação/Basquete nas Escolas (2016-2021). Curadora de Educação à Distância do Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação – FNDE (2018-2020). Membro do Conselho Estadual do Desporto (2003 -2021).


BERNARDO LUIZ BRAHIM CORTEZ

Coautor do módulo 9

Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1995). Bacharel em Fisioterapia pelo UNIARAXA (2008). Especialista pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais NESCON/UFMG (2019). Especialista pelo Grupo IBRA em Fisioterapia Respiratória (2021). Especialista pelo Grupo IBRA em Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia (2021). Especialista pelo UNICLAR em Treinamento Esportivo com ênfase em Voleibol (1998). Professor de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais – SEE (1996 – 2021).



FELIPE J. AIDAR

Autor do módulo 11

Profissional de Educação Física; Graduado e Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul, Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba, Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário do Triângulo e Licenciado em Biologia pelo Centro Universitário Claretiano. Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe, Mestre e Doutor em Ciência do Desporte pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, Portugal; Pós-Doutor em Treinamento de Força pela Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal e em Bioquímica e Imunologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador dos Cursos de Halterofilismo Paralímpico do Comitê Paralímpico Brasileiro. Técnico de Halterofilismo Paralímpico, com atletas em nível internacional e paralímpico.


FELIPE NOGUEIRA CATUNDA

Autor do módulo 12

Graduado em Educação Física Licenciatura/Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)​. Especialista em Fisiologia do Exercício Físico (UECE). Presidente/Fundador - Associação D’ Eficiência Superando Limites (ADESUL). Gestor da Rede Estadual de Ensino (SEDUC). Técnico Atletismo Nível II pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Diretor da entidade responsável pelo Futebol de Amputados Brasileiro (ABDF). Conselheiro do CREF5 e Membro da Comissão de Esporte do Conselho Federal de Educação Física - CONFEF. Membro do Grupo de Estudos em Educação Física e Desporto Adaptado (GEFDA/UFC).

7. Calendário

O estudante tem acesso ao curso durante 120 dias corridos, contados a partir da data da sua inscrição.

8. Declaração (opcional)

Declaração digital (de inscrito ou de conclusão) será concedida mediante solicitação por e-mail.

Deverá ser realizado um depósito bancário, em favor da FDR, no valor de R$ 5,00 (cinco reais) por declaração e em seguida enviado para o e-mail cursolivre@fdr.org.br  o comprovante do depósito, identificando o cursista com nome, CPF e o nome do curso.

A declaração digital será enviada para o e-mail informado em até 48 horas contados a partir da data de solicitação.

Dados bancários: Banco Bradesco, Agência 2367-1, C/C 10539-2


Temos a opção de Pix também:

Banco do Brasil

Titular: Fundação Demócrito Rocha

PIX: 07.663.719/0001-51


9. Prova on-line

A PROVA ON-LINE estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) após a conclusão de todos os módulos do curso.

Dentro deste período, você terá três tentativas com tempo livre, que poderão ser realizadas em dias e horários diferentes. A cada tentativa é uma prova diferente. Ficará registrada a nota mais alta das tentativas.

Terá direito ao certificado de extensão (140h) o aluno que obtiver nota igual ou superior a 6,0 na prova on-line.

10. Certificado digital

Terá direito ao Certificado de curso livre (140h), emitido pela Fundação Demócrito Rocha (FDR), quem obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis) na prova on-line realizada ao final do curso.

Após a prova, o certificado será disponibilizado gratuitamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para impressão pelo aluno(a) aprovado.