Conheça o curso

1. Apresentação



O curso Inclusão social através do esporte nasce da inspiração e sensibilidade própria da palavra incluir como expressão de humanidade. O esporte é reconhecido como fenômeno plural e agregador capaz de agir como um facilitador importante do desenvolvimento humano e unificador dos povos para uma cultura de paz. 

Todos esses aspectos positivos se amparam em politicas afirmativas e documentos internacionais, como o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) que afirma a Importância do esporte para a ampliação de atitudes e comportamentos em prol da igualdade de gênero, da promoção da inclusão e da superação de todas as formas de discriminação; A Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Art. 30) que define que os Estados-partes tomarão medidas apropriadas para incentivar e promover a maior participação possível das pessoas com deficiência nas atividades esportivas comuns, em todos os níveis; No Brasil, como lei, o Estatuto da Juventude é afirmativo ao declarar o direito ao esporte e ao acesso a equipamentos comunitários, socializadores e inclusivos, considerando os mais diversos aspectos educacionais, sociais e culturais. 

Nesse contexto de oportunidades é preciso pensar a utilização do esporte como ferramenta base para o desenvolvimento humano, tendo esse aspecto o imperativo inclusivo para que atinja os objetivos educativos. Portanto, para o êxito na aprendizagem dos esportes os profissionais de Educação Física apresentam parâmetros de qualidade e intencionalidade nas metodologias de ensino, considerando aspectos que se concretizam na inclusão de todos o tempo todo e de todas as formas.

Pensando na perspectiva de inovação, o curso traz como objetivo a capacitação dos profissionais de Educação Física para atuarem como facilitadores do processo de aprendizagem do esporte. Estes consideram o fenômeno como experiência unificadora de dimensões biológicas, físicas, motoras, lúdicas, corporais, técnicas e táticas, culturais, psicológicas, sociais e afetivas, visando o desenvolvimento inclusivo de competências para todos os aprendizes do esporte, em especial as pessoas com deficiência. Diante do contexto e demanda de interesse pelo tema, ampliamos o acesso à participação para os estudantes de Educação Física; Diretores e coordenadores pedagógicos das escolas; Gestores públicos e a sociedade civil de maneira geral com interesse pelo tema.

Pensando e democratizando o acesso ao conhecimento, o curso será desenvolvido na modalidade de Ensino à Distância, em 12 fascículos, 12 vídeoaulas e 12 podcasts, com carga horária total de 140 horas aula. Além de conteúdos complementares através de dois webinários. Esse formato possibilitou uma abordagem multidisciplinar da inclusão, tendo efetivamente como proposta gerar conhecimentos que assegurem uma intervenção profissional segura e eficaz.

As temáticas definidas para o alcance dos objetivos pedagógicos abordarão temáticas como: Prática esportiva para pessoas com deficiência: legislação, normas e fiscalização no Brasil; O profissional de Educação Física como agente de inclusão pelo esporte; Atividade física versus esportes de alto rendimento: diferenças, características, e aplicabilidade para pessoas com deficiência; Práticas inclusivas na escola: atribuições da educação física; Identificação e enfrentamento das barreiras físicas e culturais para a acessibilidade, dentre outras de igual importância.

Certamente o curso apresentará uma experiência inigualável aos participantes trazendo para o centro das discussões a problemática da inclusão social pelo esporte. Apresentaremos um olhar para além da pessoa com deficiência, assumindo de forma responsável o compromisso para que jovens que frequentam as aulas de educação física ou participam de programas sociais, aprendam a conhecer, a gostar e a praticar o esporte com seus inúmeros benefícios para usufruto ao longo da vida.