Conheça o Curso


Coordenação e Autores



Raymundo Netto

Coordenador Geral e Editorial

Jornalista, editor e autor de obras de ficção, ensaios e infantojuvenis. Desde 2007 é cronista do “Caderno Vida & Arte” do jornal O POVO. Atuou como coordenador das Políticas do Livro e de Acervo da Secretaria Estadual da Cultura, criando o primeiro prêmio específico para o segmento de quadrinhos no Ceará: Prêmio Luis Sá (2010). Foi membro do conselho curador da IX Bienal Internacional do Livro e da I Feira do Livro do Ceará em Cabo Verde. Em 2012 recebeu a Medalha Boticário Ferreira da Câmara Municipal de Fortaleza. Nos quadrinhos, criou e produziu cartilhas educativas em quadrinhos para órgãos públicos e privados. É autor das tiras “Os FitoManos”.

 

Daniel Brandão

Coordenador de Conteúdo


Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2007, quadrinista, ilustrador, arte-educador e empresário, direcionou suas atividades profissionais ao desenho artístico e aos quadrinhos, tendo cursado a Joe Kubert School of Cartooning and Graphic Arts, em Nova Jersei (EUA). Ganhador de três prêmios HQ Mix pela publicação Manicomics, trabalhou com diversas editoras, revistas, personagens e empresas nacionais e internacionais, tais como DC Comics, Marvel, Dark Horse, Abril e Maurício de Sousa Produções. Criador dos personagens Liz, Sebastião e Cariawara, possui um estúdio próprio em Fortaleza, Ceará (Estúdio Daniel Brandão) onde oferece cursos de desenho, quadrinhos e mangás.

 

Autores e Ilustradores


Cristiano Lopez


Desenhista, ilustrador e quadrinista. Desenhista projetista no Núcleo de Ensino a Distância (Nead) da Universidade de Fortaleza (Unifor). Ilustrador e chargista freelancer do jornal Agrovalor e da revista Ponto Empresarial (Sescap/CE).






Débora Santos


Graduada em ciências sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atua há quatro anos como ilustradora. Passou a publicar quadrinhos em 2015, depois de reunir acervo postado em seu Facebook. Também em 2015 imprimiu seu primeiro zine, Rebuliço, e publicou os quadrinhos Como sobreviver à terra da luz, com Brendda Lima; Pombos!, com Márcio Moreira e Lua Cheia, todos pela Netuno Press, coletivo do qual é membro. Atualmente, dá aulas de desenho e trabalha como ilustradora.

 

Dharilya Sales


Graduada em licenciatura em artes visuais, atua como ilustradora e quadrinista há 2 anos. Autora da história A Lojinha Mágica de Medos da coleção Relicário HQ e coautora de Entre monstros e Deuses, publicado pela editora JBC, foi premiada no I Brazil Mangá Awards.

 



Fernando Lima


Jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará, fez parte da primeira formação da Oficina de Quadrinhos da UFC na década de 1980. Como quadrinhista e ilustrador, publicou em jornais, livros e revistas. Participou de algumas coletâneas e ilustrou livros infantis. No gênero de super- heróis, criou os personagens Fantasma Escarlate, Suzy Saturno e Dragão do Mar. É responsável pelas tirinhas de humor Uxinho, Mabel, Sobreurbanos e "Relacionamento: Ninguém Te Obrigou!". Recentemente trabalhou na produção gráfica do álbum As Histórias Perdidas do Capitão Gralha, para a editora Quadinhópole.

 

Guabiras


Desenha desde os 5 anos de idade se baseando em tudo que se possa imaginar de quadrinhos no mundo. Em 2016, completa 18 anos em que trabalha como ilustrador e cartunista no jornal O POVO (Fortaleza/CE). Tem inúmeras publicações e personagens em HQs e fanzines, ministrando oficinas e participando de trabalhos/mostras coletivos e/ou individuais.

 

Jean Sinclair


Trabalha profissionalmente com quadrinhos e ilustração desde 2005, quando começou a vender seus trabalhos pela internet em sites de vendas como o E-Bay. Trabalhou para editoras norte-americanas, ministrou aulas de desenho e quadrinhos em colégio particular e participou de diversos eventos nos Artists´ Alleys e em painéis sobre cultura pop e quadrinhos e artigos/notícias para o site do Dínamo Studios do artista Daniel HDR. Atualmente, trabalha como ilustrador de material didático e encomendas para particulares. Acesse seu trabalho em: http://jeansinclairarts.deviantart.com/         http://jeansinclairarts.blogspot.com.br/

 http://www.dinamo.art.br/author/jeansinclair/


 

J.J. Marreiro


Três vezes vencedor do HQ Mix de melhor fanzine (com Manicomics), criador dos personagens Zohrn, Mulher-Estupenda, Beto Foguete e da Tira Lucy & Sky, começou a trabalhar com quadrinhos em 1991. Formado em publicidade, com atuação nas áreas de design e arte-educação, participou dos álbuns MSP + 50, Monica's, O Gralha: tão banal quanto original e As histórias perdidas do Capitão Gralha. Foi cofundador do primeiro estúdio profissional de quadrinhos do Ceará, ao lado de Daniel Brandão e Geraldo Borges, e é pioneiro no ensino de técnicas de mangá no estado do Ceará.

 


João Belo Jr.


É administrador, quadrinista e ilustrador, com passagem pela Oficina de Quadrinhos da UFC. Participou de publicações como PIUM, zine Demolição, Onde a Luz Fez a Curva, Graphiq, Tiras de Letra, Capitão Rapadura 40 anos. Fundador do coletivo The Comics Café, que editou as publicações: Ariosto: a evolução natural do conquistador, Rato do Prédio nº1, Cada um a seu Modo, Espresso-Futebol, Afinal, o que você faz quando está Sozinho? Vencedor do Prêmio Luis Sá de quadrinhos (Secult-CE, 2010). Exposição individual: “João Belo Jr, Banda Desenhada e Cartune”, realizada na “Casa de Cultura de Beja”, Beja, Portugal. Com Espresso, finalista do “Prix de La BD Alternative” do Festival de Angoulême, França (2016).

 

Julio Belo


Publica HQs de forma independente desde os 16 anos. Editou/colaborou: Demolição, Onde a Luz Fez a Curva, Tiras de Letra, Cada um a seu Modo, Capitão Rapadura: 40 anos, Espresso: Futebol (finalista na categoria de Independentes da edição de 2016 do Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême) e Afinal, o que você faz quando está sozinh@?.

 

Luís Carlos Sousa


É professor e roteirista do Estúdio Daniel Brandão. Já trabalhou como revisor e editor independente, foi coordenador do Fórum de Quadrinhos do Ceará e organizador e roteirista da edição comemorativa de 40 anos do Capitão Rapadura. Hoje é consultor editorial da Editora Riso.

 



Mano Araújo


Administrador, foi aluno do curso do Estúdio de Daniel Brandão, é arte-finalista profissional de quadrinhos desde de 2010, e possui trabalhos publicados no Brasil, Austrália, Estados Unidos e França.

 

Pedro “PJ” Brandão


Formado em comunicação social com habilitação em publicidade e propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graças ao projeto de extensão Oficina de Quadrinhos, do qual foi aluno, monitor, bolsista e hoje é professor, decidiu se dedicar às HQs. Formou-se com monografia sobre linguagem quadrinística e é fundador do grupo de discussão sobre HQs, o Avantecast, além de atuar como professor do módulo de roteiro no Percurso Formativo em Quadrinhos da escola Porto Iracema das Artes e em outros locais da cidade de Fortaleza.

 

Rafael Dantas


Trabalha com quadrinhos há mais de 10 anos. Começou ilustrando livros didáticos para a Secretaria da Agricultura do Ceará. Tornou-se assistente do desenhista Al Rio, arte-finalizando os seus trabalhos. Ministrou aulas de desenho na Edisca e passou pela Lynx Studio como arte-finalista de quadrinhos para o mercado americano. Em 2010 iniciou na Impacto quadrinhos, e migrou para o mercado publicitário. Em 2013, foi um dos fundadores do estúdio  Qomics, voltado para a criação de projetos pessoais e serviços de ilustração. Hoje, é freelancer com quadrinhos para o mercado exterior, publicidade e projetos autorais com a turma do estúdio Qomics, além de projetos para a editora Draco.


Ricardo Jorge de Lucena Lucas


Professor-adjunto II do curso de jornalismo e do programa de pós-graduação em comunicação da UFC. Doutor em comunicação pelo programa de pós-graduação em comunicação (PPGCOM) na Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador do projeto de extensão Oficina de Quadrinhos UFC.







Robson Albuquerque


Formado em artes visuais pelo IFCE. Durante o periodo acadêmico inciou suas pesquisas acerca da representação imagética feminina, intensificando a presença dessa temática em seus trabalhos autorais. Realizou diversos trabalhos como colorista de ilustrações para livros infantis e de quadrinhos. Atualmente, produz trabalhos em diversos estilos preferindo a rapidez dos meios digitais e a leveza da aquarela.



Sirlanney Nogueira


Estudou pintura na Escola de Belas Artes da UFRJ. Em 2014, publicou seu primeiro livro, Magra de Ruim, indicado ao prêmio nacional HQ Mix e premiado com o Troféu Revelação Al Rio de Quadrinhos, em 2015. Participa de debates e ministra cursos e oficinas sobre pintura, quadrinho e feminismo por todo o país. É autora da página “Magra de Ruim” no Facebook, que já conta com 170.000 fãs.





Talles Rodrigues


Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. É ilustrador, trabalhando com quadrinhos, desenhos, ilustrações e design gráfico. Já produziu as seguintes obras: Cortabundas: o maníaco do José Walter, Clube dos Monstros dos Bairros Distantes, a Web Comic Barafunda e Mayara & Annabelle, indicada ao troféu HQ Mix de 2015 na categoria publicação independente. Participa dos coletivos Organização Fictícia e Netuno Press.

 



Thyago Cabral


É artista visual. Sócio-diretor da CNC Design + Visual Arts Studio. Professor dos cursos de design e publicidade da Faculdade 7 de Setembro (Fa7) e do curso de games do Porto Iracema das Artes. Acadêmico do curso de artes visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Um dos organizadores do Baião Ilustrado, evento de ilustração de Fortaleza. Trabalhada com mídias digitais, quadrinhos, murais e facilitação gráfica.




Walber Feijó


Formado em administração de empresas pela Uece, ingressou na Oficina de Quadrinhos da UFC, onde colaborou com vários projetos, inclusive, com o álbum Moreira Campos em Quadrinhos. Teve trabalhos publicados na revista Manicomics e Brazilian Heavy Metal. Atualmente, compõe o grupo Armagem Herética que publica material on-line. Além de quadrinhos, trabalha com ilustrações e retratos, especializando-se em técnicas como aquarela e pastel.

 

Waldemar Lene Chaves


Médico e cartunista, em 2003, foi aluno do curso de Histórias em Quadrinhos do Estúdio Daniel Brandão, abrindo portas para o mercado profissional. Participou da equipe criativa das tiras do Capitão Rapadura, para o Diário do Nordeste. Publicou histórias em quadrinhos na revista Manicomics, em sites pessoais na internet e na revista em quadrinhos polonesa Karton. Em 2011, colaborou com uma HQ para o livro Mauricio de Sousa. Atualmente, faz desenhos por encomenda e publica tiras de quadrinhos, cartuns e ilustrações na internet.

 


Weaver Lima


Quadrinista e artista visual, realizou diversas exposições em prol da memória do quadrinho cearense, entre elas a Luiz Sá: 100 Anos, resultado de 5 anos de pesquisa sobre a obra do desenhista, e HQ-CE, uma exposição permanente para a Gibiteca de Fortaleza, registrando a produção de histórias em quadrinhos no Ceará de 1930 a 2010. Na década de 90, foi integrante do coletivo “Seres Urbanos” (1991-1998), grupo considerado um dos mais importantes da produção independente no Brasil.





Zé Wellington

Administrador formado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, com MBA em marketing pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro. Analista técnico do Sebrae/CE, atua na instituição em diversas áreas, entre elas a Economia Criativa. Escritor e roteirista, tem como principais projetos: Interludio, indicado ao Troféu HQ MIX 2010; Quem Matou João Ninguém? (Editora Draco), indicado ao Troféu HQ MIX 2015; e Steampunk Ladies: Vingança a Vapor (Editora Draco), vencedor do Troféu Angelo Agostini 2016. Tem participado de diversas coletâneas e revistas especializadas em literatura fantástica e quadrinhos. É ainda vocalista da banda Sobre o Fim e podcaster dos sites Iradex e Avantecast.