CONHEÇA O CURSO

6. Conheça os coordenadores e conteudistas


José Antonio Fernandes de Macedo

Coordenador de conteúdo e autor do módulo 3

Professor associado do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará e Cientista-Chefe de Dados e Transformação Digital do Laboratório de Inovação da Casa Civil do Governo do Ceará. É coordenador do Laboratório de Ciência de Dados (InsightLab) da UFC. Foi coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado da Pós-Graduação do Departamento de Computação no período de 2017 a 2019. Concluiu mestrado e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro nos anos de 2001 e 2005, respectivamente. Durante o doutorado passou 8 meses pesquisando na TELECOM Bretagne - École Nationale Supérieure des Télécommunications Bretagne na Franca e em seguida 10 meses na École Polytechnique Fédéral de Lausanne (EPFL). Realizou seu pós-doutorado na EPFL no período de 2006-2009, sob a supervisão do professor Stefano Spaccapietra, onde coordenou as atividades de pesquisa junto ao projeto europeu GeoPKDD (www.geopkdd.eu). O foco de sua pesquisa é processamento de dados em larga escala em nuvens computacionais. Possui ainda um especial interesse no desenvolvimento de algoritmos de mineração de dados e aprendizagem de máquinas para processamento de grandes volumes de dados (Big Data). Possui mais de 100 artigos publicados em conferências e periódicos qualificados, com mais de 3000 citações no Google Scholar.

http://lattes.cnpq.br/5801731850423324


Janaina Oleinik Moura Rosa

Coordenadora de conteúdo e autora do módulo 1 

Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ( PUC-Rio 2006). Foi doutoranda na École Polytechnique Federale de Laussane, na Suíça no período de 2007 a 2010, tendo interrompido o doutorado após conclusão de créditos e aprovação de plano de pesquisa. Possui graduação em Ingenieria Informatica - Universidad Catolica Nuestra Senora de La Asuncion (1998). Atuou como consultora, desenvolvedora e gerente de projetos de desenvolvimento de sistemas para empresas como Petrobras, RG Têxtil, Grupo ACD, Citibank(Py), ABN Amro Bank (Py), Grupo Velox (Ar), Laboratórios Bagó (Py), Itaipu, Sefaz-CE, LG Eletronics, entre outras. É sócia fundadora da Nex2me, empresa de desenvolvimento de soluções em análises de dados e treinamentos. Criadora da TInnS, uma iniciativa de cursos e atividades para crianças e jovens para desenvolvimento do pensamento computacional e habilidades pessoais e sociais.

http://lattes.cnpq.br/9738215248892273


Jessika Moreira 

Autora do Módulo 2

Coordenadora do Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará. Cursou Liderança Criativa no Setor Público e na Sociedade Civil na THNK School of Creative Leadership,  Tera Data Leadership for Business na Universidade de São Paulo, Especialização, Políticas Públicas para Cidades Inteligentes na Mesa School Executive training, Mesa Method Course e Fundação Dom Cabral Programa com RH Estratégico no Setor Público.



José de Paula Barros Neto

Autor do módulo 4

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1989), especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1991) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Realizou Estágio Pós-Doutoramento na University of Texas at Austin (2016), com apoio da CAPES. É Professor Titular da Universidade Federal do Ceará; Ex-Diretor do Centro de Tecnologia/UFC, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil (PEC) da UFC. Ex-Presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC); Diretor-Presidente da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fundação ASTEF); Coordenador Geral do Grupo de Pesquisa e Assessoria em Gerenciamento da Construção Civil (GERCON); Coordenador Técnico do Programa de Inovação da Construção Civil do Ceará (INOVACON); Coordenador do projeto “Plataforma 2050: uma visão de longo prazo para o Ceará”. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, construção enxuta, estratégia de produção, estratégia empresarial e pequenas empresas

http://lattes.cnpq.br/0148772831660645


Meirijane Anastásio Barata González

Autora do módulo 5

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1993), Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (1990), mestrado em Psicologia Organizacional e do Trabalho - Universidad Complutense de Madrid (2007) e doutorado em Psicologia Social - Universidad Complutense de Madrid (2011). Atualmente é sócia da SPEED, empresa de Suporte, Pesquisa, Educação e Desenvolvimento. É coordenadora das áreas de Pós-graduação e Extensão da Faculdade CDL. Tem experiência na área de Psicologia clínica com ênfase em Ludoterapia, Psicodrama em grupo com adolescentes e Orientação profissional junto a adultos. Na Psicologia Organizacional tem experiência com Pesquisas quantitativas e qualitativas na área de satisfação, clima, salários e mercado. Cursos de Extensão nas áreas de Liderança, Equipes e RH 4.0. Larga experiência na área de Desenvolvimento Humano nos segmentos de Indústria, Comércio e Serviços. Parecerista da Revista de Psicologia da UFCe. Orienta e supervisiona alunos de cursos de Graduação e Pós-graduação na produção de artigos e monografias. Atual diretora da ABRH CE - Associação Brasileira de Recursos Humanos - Ceará.

http://lattes.cnpq.br/7836326058543839


W Gabriel de Oliveira

Autor do módulo 6
Full-Stack Marketer. Consultor e Treinador de Marketing Digital e Vendas especializado em migração e alavancagem para Negócios Online. Mestre em Administração. Executou projetos junto ao Ministério da Educação, Petrobras, Grupo Brasal, Grupo M. Dias Branco, Grupo Edson Queiroz, Grupo Hapvida Saúde, Grupo Devry/Ibmec, Grupo Sobrancelhas Design, dentre outros. Prêmios nacionais de inovação, tecnologia e design e empreendedorismo, como Troféu Top Empreendedor, Prêmio Caio de Inovação, Peixe Grande de Tecnologia Web e menções honrosas por projetos de mídias sociais, inteligência em campanhas on-line e comércio eletrônico.


Luciano Farias

Autor do módulo 7
Consultor, Professor e Palestrante. Nos últimos anos esteve envolvido em vários projetos que geraram 7 dígitos em vendas para seus clientes. Atualmente dedica boa parte de seu tempo para compartilhar seus  conhecimentos acumulados ao longo dos anos, ajudando pessoas e empresas a conseguir mais clientes através da internet.



Georgia da Cruz Pereira

Autora do módulo 8

Professora adjunta do curso de graduação em Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará. É doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, na linha de pesquisa Mídia e Estética, com pesquisa sobre processos de criação na produção audiovisual, com ênfase na produção documentária. Pesquisadora no LabGRIM (Laboratório da Relação Infância, Juventude e Mídia). Atua como pesquisadora do eixo de Experiência do Usuário em projetos de Governo Digital, coordenado pelo Insight Data Lab da Universidade Federal do Ceará e o Governo do Estado do Ceará. Desenvolve estudos sobre Comunicação, Semiótica Aplicada às Tecnologias, Experiência do Usuário, Linguagens e Narrativas, Discursos, Identidade, Audiovisual, Jogos, Processos Criativos e Criatividade, Design e Gênero

http://lattes.cnpq.br/7282584890816961


José Florencio de Queiroz Neto

Autor do módulo 9

Possui doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2020). Atualmente é pesquisador do Insight Data Science Lab. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Visualização Analítica. Ciência de Dados. 

http://lattes.cnpq.br/8983074896764353


Ticiana Linhares Coelho da Silva

Autora do módulo 10

Professora Adjunta na Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Universidade Virtual. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Computação da Universidade Federal do Ceará - Campus de Quixadá. É doutora pela Universidade Federal do Ceará e obteve título de mestre em Ciência da Computação nessa mesma universidade. Concludente do curso de Bacharelado em Computação da Universidade Federal do Ceará. É integrante do grupo de pesquisa Insight Data Science Lab, participou de projetos de pesquisa na área de Integração de Dados, Web Semântica e Ontologias. No mestrado, propôs uma solução elástica e não-intrusiva para monitorar a performance de banco de dados e provisionar dinamicamente máquinas virtuais durante o processamento das consultas. O problema considerado envolve como processar consultas em um ambiente de nuvem levando em consideração o contrato de nível de serviço, em inglês, Service Level Agreement (SLA), e ainda minimizando o custo computacional. Durante o período de Março a Agosto de 2012, foi aluna visitante na Universidade de Alberta no Canadá. Durante o doutorado, sua pesquisa esteve direcionada à análise por meio de algoritmos de Mineração de dados de mobilidade. Foi aluna visitante na Universidade de Piraeus, Grécia, em 2014 e 2015. De Agosto de 20015 a Julho de 2016, foi aluna de doutorado visitante na Université de Versailles Saint-Quentin en Yvelines, França. As suas principais áreas de interesse são Big Data, Mineração de Dados, Dados de Mobilidade e Gerenciamento de Dados Espaço-Temporal. 

http://lattes.cnpq.br/3125027229507836


Regis Pires Magalhães

Autor do módulo 11

Possui graduação em Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1995), Especialização em Tecnologias para Web pela Universidade Federal do Piauí (2004), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2012) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2018). Atualmente é Professor Adjunto em regime de dedicação exclusiva da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando principalmente nos seguintes temas: Bancos de Dados, Ciência de Dados, Aprendizado de Máquina, Armazenamento e Processamento de Dados em Larga Escala, Desenvolvimento de Software para Web, Integração de Dados, Web Semântica e Linked Data.

http://lattes.cnpq.br/7195981513707548


Maurício Feijó Benevides de Magalhães Filho

Autor do módulo 12

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1997), Livre-Docente em Direito pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-CE (2011) e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (2019) com área de concentração em Educação à Distância. Foi Coordenador do Curso de Direito das Faculdades Integradas do Ceará (2000/2007), Juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), na categoria de jurista (2005/2007), Procurador Geral da Universidade Federal do Ceará (2007) e Diretor Nacional dos Cursos de Direito da Universidade Estácio de Sá/RJ. Atualmente é Diretor da Faculdade de Direito da UFC e professor associado II da Universidade Federal do Ceará. Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil desde 1993. Ganhador do Prêmio Advogado Professor Padrão (2011) e da Medalha Professor Antônio Martins Filho (2011), outorgadas pela Ordem dos Advogados do Brasil. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual, atuando principalmente nos seguintes temas: Processo Civil, Processo do Trabalho, Direito Digital e Tecnologia da Educação a Distância.

http://lattes.cnpq.br/6957965048159398