A Universidade Aberta do Nordeste (UANE) da Fundação Demócrito Rocha (FDR), uma das pioneiras no ensino a distância no Brasil, celebra quatro décadas de história. E nesta celebração agradecemos a VOCÊ que embarcou conosco nessa jornada. Gratidão!
Ementa: Conceito e evolução da definição de liderança; principais tipos
de líderes e estilos de liderança; ferramenta de diagnóstico da
liderança gerencial; impacto da liderança nos resultados, satisfação e
sistema de gestão de pessoas; diferença entre liderança e poder;
processo de desenvolvimento de líderes; liderança em busca da excelência
e sustentabilidade organizacional.
MÓDULO 2 - As Crises como Oportunidades: otimizando processos, custos e produtos.
Ementa: Crise x Empreendedorismo; análise das ideias que tornaram-se
negócios de sucesso de 1960 a 2020; inovação e criatividade como
diferencial nos negócios; excelência no desenvolvimento de produtos;
custos e educação financeira para prosperar nos negócios neste novo
milênio.
MÓDULO 3 - Novos Modelos de Negócios: usando ferramentas tecnológicas.
Ementa: As revoluções tecnológicas e seu impacto nos modelos de
negócios; transformações digitais; os pilares da transformação digital
em um mundo VUCA; inovação nos modelos de negócios: do físico ao
digital; os novos modelos de negócios e as estratégias de foco,
singularidade e mensagem consistente; ferramentas tecnológicas aplicadas
aos negócios; casos práticos de novos modelos negócios com o uso de
ferramentas tecnológicas.
MÓDULO 4 - Trabalho à Distância: Produtividade e Gestão em Home-Office.
Ementa: A crise do emprego e as transformações do mundo do trabalho no
século XXI; a ascensão do tele trabalho; gestão, produtividade e
trabalho colaborativo em home-office; ferramentas para trabalho em
home-office; gestão do tempo e trabalho pós-pandemia.
MÓDULO 5 - Gestão Financeira dos Pequenos Negócios: os novos canais de crédito.
Ementa: Gestão Financeira no âmbito dos pequenos negócios; controles
financeiros, processos e rotinas financeiras; ferramentas para gestão
financeira; análise de indicadores financeiros; captação de crédito para
pequenos negócios, gestão financeira estratégica.
MÓDULO 6 - Formação e Gestão de Equipes Vitoriosas: missão, valores, comprometimento.
Ementa: Formação de equipes de alta performance: composição, conceito e
potência; gestão de times campeões: equipes presenciais e virtuais,
equipe focada em resultados; cultura organizacional: construção e
implementação dos objetivos organizacionais; comprometimento – uma via
de mão dupla: clima organizacional e a era da colaboração.
MÓDULO 7 - Gestão de Negócios on Line: riscos, desafios e oportunidades para seus produtos.
Ementa: Transformação digital; análise do mercado; atuação em nicho;
superespecialização; mudança de mindset do gestor; tecnologias
acessíveis; análise de desempenho; gestão da operação pautada na
Inovação e Criatividade.
Ementa: Sociedade e consumo; evolução dos estudos em comportamento do
consumidor; atributos, vantagens e benefícios dos bens e serviços; o
processo decisório de consumo; influências individuais e influências
sócio culturais; novos paradigmas relacionados ao comportamento do
consumidor: “consumerismo”, ética, responsabilidade social, omnichannel e
branding; impactos da pandemia no consumo.
MÓDULO 9 - Inovando na Gestão de Processos em Pequenas Empresas: Gerando Valor para o Cliente e para o Negócio.
Ementa: Conceitos de gestão, inovação e processos, com ênfase na
melhoria dos processos empresariais; definição e planejamento de
indicadores estratégicos (Metas e Desempenho); ferramentas de
planejamento estratégico (PDCA, SW2H, Diagrama de Ishikawa, Brainstorm e
Benchmarking).
MÓDULO 10 - Planejamento e gestão de demanda para seus produtos; no bairro, na cidade, na internet.
Ementa: Cultura e dinâmica da pequena empresa familiar; administração de
conflitos e governança; profissionalizando a gestão; construção do
processo sucessório; o gestor e seu papel na formação dos herdeiros
(as).
MÓDULO 12 - Potencializando seus negócios na internet.
Ementa: Conceitos de empreendedorismo digital; pesquisa de mercado
(conjoint analysis), público-alvo e persona; a comunicação como negócio
na internet (facebook, instagram, whatsapp, twitter, google adds,
LinkedIn, Pinterest); presença nas redes sociais: conteúdo e
estratégias; relacionamento com o público e acompanhamento das
estratégias; perspectivas do empreendedorismo digital.