Conheça o curso

6. Conheça os coordenadores e conteudistas


RICARDO CATUNDA

Coordenador de conteúdo e autor do módulo 01

Doutor em Ciências da Educação na Universidade de Lisboa; Pós-Doutor em Educação para a Saúde pelo Centro de Estudos de Educação e Promoção da Saúde da Universidade de Lisboa, Portugal; Mestre em Educação e Saúde pela Universidade de Fortaleza; Licenciado em Educação Física; Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará; Líder do Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (NIAFE); Conselheiro Membro fundador e Presidente da Comissão de Educação Física Escolar do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).


WELLINGTON GOMES FEITOSA

Autor do módulo 2

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS com tese sobre Desempenho biomecânico e fisiológico de nadadores paralímpicos. Mestre em Ciências do Desporto na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro com Revalidação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB; Especialista em em Fisiologia e biomecânica dos movimentos, Ensino de Educação Física e em Personal Training. Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará. Experiência na área de Educação formal (escolas) e não formal (academias, clubes, etc.). Trabalha na Universidade Estadual do Ceará, na qual ministra disciplinas como: Natação, Musculação, Biomecânica e Voleibol.


CARLA SAMYA NOGUEIRA FALCÃO

Coautora do módulo 3

Profissional de Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Especialista em Gestão em Saúde pela UNILAB, Especialista em Orientação e Mobilidade pela IFCE, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceara (UECE).Membro da Comissão de Esportes do Cref5,

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE). Membro do Grupo de Estudos em Educação Física e Desporto Adaptado(GEFDA/UFC).Treinadora da equipe de Vôlei Sentado da Associação D’Eficiência Superando Limites (ADESUL).




DAVID XAVIER DOS SANTOS

Coautor do módulo 3

Graduado em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Pós graduado em Educação Física Adaptada à Inclusão - Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Atualmente técnico da seleção brasileira de futebol em cadeira de rodas motorizadas; técnico da equipe de futebol de 5 ADESUL (Associação D'Eficiência Superando Limites).




ADRIANO CÉSAR CARNEIRO LOUREIRO

Coautor do módulo 4

Profissional de Educação Física pela Universidade de Fortaleza. Mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará. Doutorado em Biologia/Fisiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Membro da Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico Brasileiro.


WELTON DANIEL NOGUEIRA GODINHO

Coautor do módulo 4

Possui graduação em Educação Física (UECE/2005), Doutorando em Ciências Fisiológicas (ISCB/UECE), Mestre em ciências Fisiológicas (ISCB/2017), Especialista em Treinamento de Força (UECE/2017), Especialista em Fisiologia e biomecânica do Exercício (FIC/ 2007). Atualmente é Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis), Filiado ao ACSM (American College of Sport Medicine), professor celetista da Faculdade do Vale do Jaguaribe e auxiliar do Centro Universitário Unifanor, Membro da Comissão de Saúde do Cref5, possui linha de pesquisa em doenças neurodegenerativas, Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força, autor de livro e artigos relacionados aos referidos temas.




MÁRIO ANTÔNIO DE MOURA SIMIM

Autor do módulo 5

Doutor em Ciências do Esporte (UFMG), mestre em Educação Física (UFTM), especialista em Esportes e atividades físicas inclusivas para pessoas com deficiência (UFJF) e graduado em Educação Física (Uni-BH). Professor Adjunto no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará, auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Futebol para Amputados, membro pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira/CPB e coordenador do Grupo de Estudos em Educação Física e Desporto Adaptado (GEFDA/UFC).


ANA LUISA BATISTA SANTOS

Coautora do módulo 6

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) com graduação sanduíche em Indiana  University (IN) – Estados Unidos. Mestra em Saúde Coletiva (UECE). Mestra em Engenharia Aeronaútica e Mecânica (ITA). Professora do Instituto Federal do Maranhão. Coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade do Vale do Jaguaribe.




JOSÉ JANDER TEIXEIRA DE OLIVEIRA

Coautora do módulo 6

Licenciado Pleno em Educação Física; Licenciado Pleno em Dança; Especialista em Educação Física no Ensino Básico; Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação – UECE; Professor da Prefeitura Municipal de Fortaleza; Pesquisador do Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (NIAFE).





MATHEUS PONTES LOPES

Coautor do módulo 6

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); docente da Educação Básica; Integrante do Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (NIAFE).








JOSÉ AIRTON DE FREITAS PONTES JUNIOR

Coautor do módulo 7

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho, Portugal, e Pós-Doutorado em Educação, linha de Políticas e Gestão Educacional, pela Universidade Federal do Acre. Professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará, vinculado ao curso Licenciatura em Educação Física, ao Mestrado Profissional Ensino na Saúde (CMEPES/UECE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Líder do grupo de pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Grupo IMPA/CNPq). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Tem desenvolvido estudos e pesquisas em Avaliação Educacional.


LIVIA MARQUES QUIXADÁ

Coautora do módulo 7

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), cursando Especialização em Educação Física Escolar (UECE) e professora pesquisadora integrante do Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (NIAFE - UECE). Atuação em escolas nos níveis infantil e fundamental com Educação Física e com ensino de Karatê. Possui pesquisas e trabalhos realizados apresentados em eventos na área de Educação Física Escolar, Atividade Física e Saúde.



HELVIO FELICIANO MOREIRA

Coautor do módulo 8

Professor de Educação Física pela UFMG; Professor da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte; Especialista em Esportes Adaptados pela UFU.





REGINA HELENA TAHIM SOUZA NEIVA

Coautora do módulo 8

Servidora pública estadual da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos - SPS do Estado do Ceará, Graduada em administração pela UNIFOR e Mestra em ciências jurídicas pela Universidade Americana; atualmente dirigindo o Centro de Profissionalização Inclusiva para Pessoas com Deficiência – CEPID.




RUTH DA SILVA LIMA

Coautora do módulo 9

Profissional de Educação Física, pela Universidade Estadual do Ceará; Professora Efetiva do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza; Técnica de Bocha Paralímpica da ADESUL; Técnica em Orientação e Mobilidade; Especialista em Educação Física para Grupos Especiais pela Faculdades do Nordeste; Especialista em Educação Inclusiva e Práticas Pedagógicas em AEE, pela Faculdade do Maciço de Baturité.




ANA LUCIA SILVA FARIAS

Coautora do módulo 9

Graduada em Letras/Português-Literatura, pela UECE; Especialista em Literatura Brasileira; Especialista em Neuropsicopedagogia (em curso); Professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Ceará - AEE e formação de professores; Professora de Língua portuguesa - rede particular de ensino; Conhecimento em Libras e em Braille.





ANAXÁGORAS MAIA GIRÃO

Coautor do módulo 9

Engenheiro Eletricista, pela UFC; Especialista em Arquitetura de Computadores; Professor/Pesquisador do IFCE campus Fortaleza. Coordena o Laboratório de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento em Automação (LAPADA), que tem foco no desenvolvimento de Tecnologias Assistivas voltadas à pessoas cegas. Entre os produtos desenvolvidos na área podemos citar: o mouse braille (Portáctil), a cella braille aumentada para alfabetização em braille (EdukBraille), a reglete digital, o flanelógrafo braille e a impressora braille. É também Diretor Presidente do Instituto Iracema de Pesquisa e Inovação.



IZABELI SALES MATOS

Coautora do módulo 9

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Educadora Física pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Federal do Ceará (UFC); em Formação de Professores na Área da Deficiência Visual pela Sociedade de Assistência aos Cegos; em Psicomotricidade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); e em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente da Associação de Cegos do Estado do Ceará (ACEC), no AEE e Orientação e Mobilidade. Docente do curso de Especialização em Orientação e Mobilidade do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), e do curso de Especialização em Orientação e Mobilidade pela Faculdade ALPHA (Recife - PE).


CELINA SOUSA GONTIJO

Coautora do módulo 10

Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). Pós–graduada em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (2007). Pósgraduada em Gestão do Trabalho Pedagógico (Supervisão, Orientação, Inspeção e ADM) pelo Instituto Alfa (2016). Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento do Esporte Escolar da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (2009-2018). Interlocutora da parceria estabelecida para execução dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG (2007-2021). Interlocutora da parceria com o Instituto Península / Programa Impulsiona para formação continuada de professores de Educação Física (2016-2019). Instituto Superação/Basquete nas Escolas (2016-2021). Curadora de Educação à Distância do Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação – FNDE (2018-2020). Membro do Conselho Estadual do Desporto (2003 -2021).


BERNARDO LUIZ BRAHIM CORTEZ

Coautor do módulo 9

Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1995). Bacharel em Fisioterapia pelo UNIARAXA (2008). Especialista pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais NESCON/UFMG (2019). Especialista pelo Grupo IBRA em Fisioterapia Respiratória (2021). Especialista pelo Grupo IBRA em Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia (2021). Especialista pelo UNICLAR em Treinamento Esportivo com ênfase em Voleibol (1998). Professor de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais – SEE (1996 – 2021).



FELIPE J. AIDAR

Autor do módulo 11

Profissional de Educação Física; Graduado e Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul, Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba, Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário do Triângulo e Licenciado em Biologia pelo Centro Universitário Claretiano. Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe, Mestre e Doutor em Ciência do Desporte pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, Portugal; Pós-Doutor em Treinamento de Força pela Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal e em Bioquímica e Imunologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador dos Cursos de Halterofilismo Paralímpico do Comitê Paralímpico Brasileiro. Técnico de Halterofilismo Paralímpico, com atletas em nível internacional e paralímpico.


FELIPE NOGUEIRA CATUNDA

Autor do módulo 12

Graduado em Educação Física Licenciatura/Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)​. Especialista em Fisiologia do Exercício Físico (UECE). Presidente/Fundador - Associação D’ Eficiência Superando Limites (ADESUL). Gestor da Rede Estadual de Ensino (SEDUC). Técnico Atletismo Nível II pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Diretor da entidade responsável pelo Futebol de Amputados Brasileiro (ABDF). Conselheiro do CREF5 e Membro da Comissão de Esporte do Conselho Federal de Educação Física - CONFEF. Membro do Grupo de Estudos em Educação Física e Desporto Adaptado (GEFDA/UFC).