Programação

  • Geral

  • MÓDULO 1: Princípios da Prática Esportiva Inclusiva

    Ementa: O esporte como fator e ferramenta eficaz para o desenvolvimento humano; Princípios inclusivos para objetivos educativos em parâmetros de qualidade e intencionalidade na aprendizagem dos esportes para a pessoa com deficiência ou baixa literacia física; O esporte na aquisição de conhecimentos, habilidades e competências atlético-motora, acadêmica e socioemocional; Capacitando as pessoas para praticar o esporte de forma inclusiva, autônoma e regular; Estilos de vida ativo e impactos nas atividades socialmente relevantes no lazer e treinamento; Valores humanos, fair play e cultura de paz para inclusão pelo esporte.

  • MÓDULO 2: Prática esportiva para pessoas com deficiência: legislação, normas e fiscalização no Brasil.

    Ementa: Apresentação e análise da prática esportiva para pessoas com deficiência em uma perspectiva da inclusão segundo aspectos sociais, culturais, econômicos e educacionais; Legislação, normas e fiscalização para o fomento, desenvolvimento, gerenciamento e avaliação das práticas desportivas formais e não formais para pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual e mental no Brasil.

  • MÓDULO 3: O profissional de Educação Física como agente de inclusão pelo esporte.

    Ementa: Processo histórico formativo do Profissional de Educação Física numa perspectiva inclusiva; Desafios e dificuldades dos profissionais de educação física no processo de inclusão social por meio das práticas esportivas em diversos ambientes; Impacto das ações esportivas inclusivas na vida dos profissionais de educação e tríade de relação pedagógica (professor-aluno-comunidade).

  • MÓDULO 4: Atividade física versus esportes de alto rendimento: diferenças, características, e aplicabilidade para pessoas com deficiência.

    Ementa: Aspectos inerentes a atividade física e esporte de rendimento adaptados e inclusivos para a pessoa com deficiência e necessidades especiais; Processo social e histórico da deficiência; implicações neurofisiológicas, patológicas e disfunções orgânicas e traumáticas; considerações físico-motoras, sensoriais, mentais e psicoafetivas. Efetivação da participação da pessoa com deficiência nas diversas atividades esportivas e recreativas, no contexto escolar e em outros segmentos da sociedade em condição inclusiva para o desenvolvimento de potencialidades.

  • MÓDULO 5: Esporte adaptado como ferramenta para o protagonismo e transformação social.

    Ementa: Histórico e evolução dos esportes adaptados: caracterização, concepções, modalidades e benefícios aos participantes. Contribuição do esporte adaptado no processo de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

  • MÓDULO 6: Práticas inclusivas na escola: atribuições da educação física.

    Ementa: Potencialidades da Educação Física Escolar enquanto componente curricular obrigatório; Conceituação da inclusão nos espaços escolares por intermédio da disciplina de Educação Física e do Esporte da escola; Diferenciação Educação Física adaptada x Educação Física inclusiva; Recomendações de modelos de práticas para o processo de ensino-aprendizagem do esporte com viés inclusivo; Reflexões sobre possibilidades inclusivas e educação de qualidade; Práticas experimentais pela Educação Somática como proposta de inclusão nas práticas esportivas.

  • MÓDULO 7: Educação inclusiva para o esporte: modelos de ensino e estratégias pedagógicas.

    Ementa: Conceitos e abrangência dos temas de Educação Inclusiva e Esporte Inclusivo. A relevância social, educacional e política do esporte inclusivo na performance motora e na aptidão física relacionada a saúde. Princípios e orientações sobre Educação Inclusiva nos documentos oficiais e nas boas práticas da literatura acadêmica. Estilos de ensino convergentes e divergentes para o Esporte Inclusivo. Modelos e estratégias de ensino, inclusive o MARE (Modelo Ativo e Reflexivo de Ensino) para o Esporte Inclusivo. Práticas e instrumentos de avaliação como estratégia pedagógica inclusiva no Esporte.

  • MÓDULO 8: Identificação e enfrentamento das barreiras físicas e culturais para a acessibilidade.

    Ementa: Legislação e marco legal da acessibilidade; Identificação das principais barreiras físicas, acessibilidade, desenho universal e adaptação razoável; Identificação das principais barreiras culturais e atitudinais; Mobilidade e autonomia; Como enfrentar as principais barreiras impostas pelo meio em que se vive; Prática esportiva e acessibilidade.

  • MÓDULO 9: Tecnologia Assistiva para a inclusão e autonomia da pessoa com deficiência.

    Ementa: Propiciar conhecimentos teóricos (conceito e categorias de TA) para profissionais da Educação Física a fim de que se apropriem da utilização das tecnologias assistivas visando à participação social e à autonomia das pessoas com deficiência em seu processo de inclusão.

  • MÓDULO 10: Políticas públicas para inclusão e educação pelo esporte

    Ementa: Conceitos sobre Políticas Públicas. Definição sobre Políticas Públicas para a Inclusão. Processo histórico das Políticas Públicas na Educação e pelo Esporte. Desafios das Políticas Públicas na Educação e pelo Esporte para Inclusão. Impactos das Políticas Públicas para Inclusão através da Educação e pelo Esporte.

  • MÓDULO 11: Fundamentos da ação do gestor de esporte para a educação inclusiva

    Ementa: Potencialidades as ações inclusivas por meio do esporte; Conceituação da inclusão através do esporte e as noções básicas das normas vigentes; Conceituação de gestão e o papel do gestor na inclusão através do esporte; Ações de gestão com vistas a melhorar a inclusão através do esporte.

  • MÓDULO 12: Estudo de casos: apresentação e análise de casos de sucesso no esporte inclusivo.

    Ementa: Apresentar casos de sucesso no esporte inclusivo: esporte participação, esporte educacional, esporte alto rendimento e reabilitação através do esporte; na visão do aluno / atleta , Profissional de Educação Física e da família. Analisar o processo inclusivo de pessoas com deficiência nos ambientes esportivos, por intermédio da metodologia utilizada, relações sociais estruturadas, acessibilidade aos diversos ambientes e participação efetiva nas atividades esportivas. O esporte inclusivo como meio para romper as barreiras de acessibilidade.